Pesqueira
Secretaria da Criança e Juventude promove encontro em parceria com Unicef
O evento, que ocorre dia 25 de julho, visa descentralizar discussões e incluir perspectivas da juventude nordestina nos debates globais das potências mundiais do G20
Por: Adelmo Lucena
Publicado em: 23/07/2024 14:58
![]() |
De acordo com a pasta, o objetivo da iniciativa é descentralizar os diálogos sobre temas prioritários para comunidades locais e ampliar vozes das lideranças das juventudes nordestinas (Foto: Surama Negromonte/SCJ-PE) |
A Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE), em parceria com a SaferNet Brasil e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), promove o evento "Diálogos Regionais da Youth20 (Y20) em Pernambuco". O encontro será realizado no dia 25 de julho, no Espaço Mandaru da Aldeia Pedra D'água, território Indígena Xukuru do Ororubá, em Pesqueira, Agreste do Estado, a partir das 9h.
De acordo com a pasta, o objetivo da iniciativa é descentralizar os diálogos sobre temas prioritários para comunidades locais e ampliar vozes das lideranças das juventudes nordestinas.
O Youth20, grupo oficial de engajamento das juventudes do G20, pretende ampliar a participação e a escuta ativa de jovens líderes de comunidades locais, elementos essenciais para orientar os rumos que as políticas públicas devem tomar em escala global. Esta é a primeira vez que o grupo conta com uma liderança do Brasil.
Nesta proposta inclusiva, serão debatidos cinco temas prioritários durante o encontro: combate à fome, pobreza e desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão e diversidade; e inovação e futuro do mundo do trabalho.
Durante os dias 5 e 17 de julho foram feitos encontros virtuais onde 40 jovens líderes foram selecionados para expor suas ideias e debater sobre os temas mencionados durante o encontro principal do Y20, que irá contar com a presença de facilitadores e especialistas nas respectivas áreas temáticas, além do Secretário Estadual da Criança e Juventude, Ismênio Bezerra.
Segundo o gestor, o encontro representa um marco importante para a valorização da participação jovem na formulação de políticas públicas.
"Ao promovermos esses diálogos, estamos não apenas descentralizando a discussão em torno destes temas, mas também valorizando os saberes ancestrais e as perspectivas únicas das nossas comunidades locais. Acreditamos que a inclusão dessas vozes é fundamental para a construção de políticas públicas mais justas e equitativas que reflitam as necessidades e aspirações dos jovens nordestinos," ressalta.
Para o chefe do Programa de Adolescentes e Jovens do UNICEF no Brasil, Mário Volpi, a participação de adolescentes e jovens na definição de políticas públicas é um direito e uma necessidade para garantir um desenvolvimento sustentável e uma democracia fortalecida.
"A experiência do UNICEF com os núcleos de cidadania de adolescentes nos quase dois mil municípios do Nordeste e da Amazônia confirma a importância da participação local como ponto de partida dos processos que vão, progressivamente, formando novas lideranças, abrindo espaços nas políticas estaduais e nacionais até chegar às articulações internacionais entre os países, como a da mobilização de jovens (Y20) no G20", afirma.
Também são parceiros da SCJ-PE nesta iniciativa, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social (Asserte), a Prefeitura de Pesqueira, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Visão Mundial, a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Co.liga, e a ONG Safernet.
"O Youth 20 (Y20) é um dos grupos de engajamento social do G20 que reúne jovens líderes de países membros para discutir e negociar sobre temas importantes, com o objetivo de incluir as vozes dos jovens nas decisões de alto nível do G20", destacou o assistente de projetos da Safernet Brasil, Gustavo Barreto.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS