Educação

Escola de Tempo Integral da Mangabeira recebe ampliação

Ao lado da unidade, haverá nova creche, formando Complexo Educacional

Publicado em: 10/07/2024 12:19 | Atualizado em: 10/07/2024 12:27

Complexo educacional fica na Zona Norte do Recife  (Foto: Diego Nigro/Prerfeitura do Recife )
Complexo educacional fica na Zona Norte do Recife (Foto: Diego Nigro/Prerfeitura do Recife )
A Prefeitura do Recife concluiu as obras de ampliação da Escola Municipal em Tempo Integral (EMTI) da Mangabeira,  na Zona Norte. 
A unidade fica na Rua Nicéias Arcoverde Gusmão.
 
Com investimentos de R$ 1,4 milhão, a ampliação permitiu a construção de oito novas salas de aula, além da reforma do Laboratório e Sala Multiuso. 
 
Com isso, a unidade saiu de 12 para 20 salas de aula com turmas em tempo integral.
Essa é a maior escola em estrutura na rede municipal de ensino do Recife. 

"A Escola Municipal em Tempo Integral da Mangabeira foi uma das primeiras grandes escolas inauguradas pela atual gestão, já no primeiro ano, em 2021. No projeto original ela tinha 12 salas de aula, além de uma série de estruturas de apoio como laboratório de ciências, de robótica, sala maker, biblioteca, sala de música e artes, além de refeitório, pátio interno e ginásio poliesportivo. Já na inauguração da escola, tomamos a decisão de ampliar a unidade para que ela se transformasse não apenas na maior escola em estrutura na rede do Recife, mas também para que fosse o nosso primeiro projeto de escola de tempo integral do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Com essa ampliação concluída, ela passou a contar com oito novas salas de aula, totalizando 20 salas, além de todas essas estruturas", afirmou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 
Atendimento

A unidade de ensino atende estudantes da Educação Infantil (grupos IV e V), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), além da Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, tem capacidade de atender cerca de 700 estudantes em tempo integral. Com a ampliação passa a ter condições de receber cerca de 200 novos alunos, saltando para 900 estudantes. 
 
A EMTI da ocupa um terreno de mais de cinco mil metros quadrados e possui cerca de 3.200 metros de área construída. Conta, ainda, com uma área verde de mais de 1.400 metros quadrados, 20 salas de aula, biblioteca, sala de recursos para a educação especial, laboratórios, espaço maker, coordenação pedagógica, sala de música e vídeo, administrativo, serviços, refeitório e quadra poliesportiva coberta com vestiários, banheiros, palco e camarim. Tudo isso distribuído em um prédio com dois pavimentos.

A ampliação da EMTI faz parte do Programa Escola no Grau, que tem como objetivo melhorar e modernizar a infraestrutura da Rede Municipal de Ensino do Recife, realizando requalificações e construções de novas sedes e unidades em todas as regiões da capital pernambucana. 


Complexo Educacional
 
 No terreno ao lado da EMTI da Mangabeira, está sendo construída a Creche Municipal da Mangabeira. Com investimento de R$ 4,1 milhões, o novo equipamento vai contar com 12 salas de aulas, sendo dois berçários, distribuídas em três pavimentos, com capacidade para 300 alunos. Com a conclusão da nova creche, prevista para o final deste ano, o bairro ganhará o Complexo Educacional da Mangabeira. 

"Outra decisão importante aqui para a comunidade da Mangabeira e dos bairros da região foi a construção da nova creche da Mangabeira, ao lado da escola. Esta será, inclusive, uma das maiores creches da rede municipal. É uma creche que já nasce com doze salas de aula, com dois berçários e mais dez salas para as turmas do grupo I ao V, e que também funcionará em tempo integral. Com essa nova creche, podemos dizer que nasce um novo grande projeto, realmente muito diferenciado na rede do Recife, que é o Complexo Educacional da Mangabeira, onde a criança entrará na creche em tempo integral, ainda no berçário, e segue até o grupo V, concluindo a pré-escola. Depois, ela vem para o primeiro ano, aqui na Escola da Mangabeira, igualmente em tempo integral, até o nono ano. Então, ela vai  entrar ainda bebê e vai até os 14 anos, tudo em tempo integral. Realmente, é um projeto muito diferenciado que beneficiará o desenvolvimento da criança", explicou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

Além das salas, a creche contará com biblioteca com sala multiuso, sala de recursos multifuncionais, secretaria com coordenação e direção, sala de professores, fraldário, lactário, cozinha com despensa, refeitório, lavanderia, vestiário dos funcionários, banheiros infantis e PCD em todos os andares, além de depósitos, escada e rampa.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL