° / °
Vida Urbana
NOVOS INSTITUTOS FEDERAIS

Prefeitura do Recife e Governo Federal lançam pedra fundamental do novo campus do IFPE

Ato foi realizado nesta terça-feira (2) durante a passagem do presidente Lula no Recife. Os prédios foram doados ao Ministério da Educação para a construção da unidade, no projeto de reabilitação do Centro da cidade

Publicado: 03/07/2024 às 12:05

/Foto: Rodolfo Loepert/PCR

(Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Durante evento de entrega das unidades habitacionais do conjunto Vila Brasil nesta terça-feira (2), a Prefeitura do Recife e o Governo Federal lançaram a pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no Centro do Recife.

Os prédios, localizados na Avenida Guararapes, foram desapropriados pela Prefeitura e repassados ao Ministério da Educação para a implantação da nova unidade. A iniciativa também faz parte do programa de revitalização do centro da cidade, o Recentro.

"Estamos formalizando aqui a doação de dois prédios na Avenida Guararapes, que nós desapropriamos para fazer o novo Instituto Federal de Pernambuco. E tivemos dois cuidados. Em um desses prédios funcionou um cinema de rua, de muitos anos no Recife, o Cine Art-Palácio, e nós fizemos um acordo com o reitor do Instituto Federal para que a gente recupere a sala de cinema e faça um cinema gratuito para o povo do Recife. Então, teremos uma sala de cinema e a Prefeitura vai fazer o projeto para o Ministério executar", destacou o prefeito João Campos.
 
 
 
A desapropriação dos prédios do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio, para a construção do novo campus do IFPE vai permitir a implantação da unidade, que terá capacidade para 1.400 alunos, além da reabilitação da sala de audiovisual, que funcionará como auditório do Instituto e sala de cinema. 

Na Carta Compromisso para a execução do projeto, já enviada ao MEC, a PCR detalha as ações de apoio à implantação da unidade de ensino, como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

O projeto visa a requalificação da sala de projeção do Cine Art-Palácio para garantir a volta de exibição de filmes e ser usada como auditório do IFPE. O intuito é preservar e expandir a memória cultural da cidade, mantendo viva a tradição cinematográfica do local. 

 "Viemos anunciar, aqui em Pernambuco, uma série de investimentos nas universidades e institutos federais. No Novo PAC, o presidente Lula autorizou 100 novos institutos federais e seis deles estão em Pernambuco, sendo um deles no Recife. E gostaria de agradecer ao prefeito João Campos por esse prédio lindo, o Edifício Trianon, que será um novo instituto federal, além de ter ainda um cinema para a população em um prédio histórico, no centro da cidade aqui do Recife", afirmou o ministro da Educação do Governo Federal, Camilo Santana.

 "A Prefeitura do Recife dá um importante passo na reabilitação urbana do seu centro histórico, com a ocupação de dois edifícios emblemáticos, em plena Avenida Guararapes, cuja a história conta a formação da nossa cidade, do nosso Centro. O Edifício Trianon e o Cinema Art-Palácio vão trazer pessoas, estudantes, professores, a reativação econômica da região, moradia e muitos outros serviços atrelados à essa ocupação tão importante, além de devolvermos a cidade dois importantes edifícios históricos, cuja arquiteturas são significativas na paisagem do centro", comemorou Ana Paula Vilaça, chefe do Recentro.

Mais de Vida Urbana

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP