SOLENIDADE
Homenagens marcam solenidade a militares reformados do exército no Dia do Veterano
Dia simbólico é comemorado desde 2022, em 18 de julho
Por: Nicolle Gomes
Publicado em: 18/07/2024 11:21 | Atualizado em: 18/07/2024 11:51
Foto: Marina Torres/DP |
Uma cerimônia com celebrações e homenagens marcaram a solenidade a integrantes reformados do Exército Brasileiroaconteceu na área externa do Forte do Brum, na Região Central do Recife, na manhã desta quinta-feira (18). O termo “veterano” é utilizado para se referir aos militares da reserva remunerada e reformados.
A data também faz alusão ao dia em que o 1º escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) desembarcou em solo nacional, após a 2ª Guerra Mundial. Sob o comando do General Zenóbio da Costa, cerca de 4.931 combatentes, a maioria do 6º Regimento de Infantaria, partiram de Nápoles, no navio-transporte americano “General Meigs”, chegando ao Rio de Janeiro em 18 de julho de 1945. Na ocasião, aproximadamente 800 mil pessoas recepcionaram “os pracinhas”.
Militares reformados foram homenageados no Forte do Brum, na região central do Recife. (Foto: Marina Torres/DP) |
O evento foi direcionado pelo General Siqueira, Comandante da Sétima Região Militar, falou com exclusividade ao Diario sobre a importância da celebração do Dia do Veterano.
“É o legado do Exército que é construído passa por esses veteranos. Há essa celebração em alusão às tropas que chegaram ao Rio de Janeiro. Essa data tem esse significado que a gente considera uma luta bastante objetiva. Se o Exército é o que é hoje, é por que todos esses veteranos que vieram antes deram seu suor e seu sangue para criar e formar o Exército Brasileiro”, afirmou Siqueira.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS