Acervo
Fiés celebram o Dia de Nossa Senhora do Carmo padroeira do Recife
Missa e procissão na Basílica de Nossa Senhora do Carmo marcaram o fim das celebrações
Publicado: 16/07/2024 às 17:49
Nesta terça-feira (16), Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital e de Pernambuco, chegaram ao fim as comemorações da 328ª Festa do Carmo. Uma multidão de devotos acompanhou a missa solene campal para adorar a Virgem do Carmelo, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. Após a celebração, os fiés acompanharam a procissão pelas ruas e avenidas do Centro do Recife.
A Missa solene teve início às 16h, no palco montado no Pátio do Carmo e foi comandada pelo Arcebispo de Olinda e Recife Dom Paulo Jackson. Milhares de devotos lotaram o Pátio do Carmo. A missa também contou com a presença da governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause e do prefeito do Recife, João Campos.
“Nó pernambucanos somos um povo de muita fé, de muita religiosidade. Eu venho aqui na missa da nossa padroeira Nossa Senhora do Carmo de fato para pedir bençãos, para pedir discernimento para que a gente consiga ter força e coragem para continuar cuidando dos pernambucanos, trabalhando todos os dias para garantir que todos possam ter mais cidadania e mais dignidade”, destacou Raquel Lyra.
Após a Missa Campal, foi realizada a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina, que saiu do Pátio do Carmo e passou pela Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto e depois retornou para o Pátio do Carmo.
Com o tema: “Esperança dos Carmelitas... peregrina conosco, em oração, rumo ao Jubileu”, a 328ª edição da festa teve início no dia 6 de julho. Neste último dia da programação, foram celebradas 27 missas, que começaram às 4h e terminaram às 16h com a missa solene campal e às 17h, encerrando com a procissão da imagem de Nossa Senhora do Carmo.