Acervo
RELIGIOSIDADE
Festa do Carmo chega a sua 328ª edição e anuncia programação
Fiéis foram até a basílica a basílica com o nome da santa e localizada no bairro de Santo Antônio, neste domingo (14)
Publicado: 14/07/2024 às 20:03

/Mateus Lippo/ TV Carmelo
Em sua 328ª edição, a Festa do Carmo, neste domingo (14), no bairro de Santo Antônio (Centro do Recife). Hoje foi o penúltimo dia da novena, que contou com a pregação do Pe. Pedro Igor Leite, Reitor do Seminário da Diocese de Garanhuns. O Manto da imagem de Nossa Senhora do Carmo, bordado pelo artesão paraense Fábio Ítalo, será apresentado aos fiéis nesta segunda (15), a partir das 18h. A vestimenta é inspirada no lema da festa 'Permaneciam unânimes na Oração, Maria, Mãe de Jesus' e, medindo 1,45 m de largura e 86 cm de altura, o manto é adornado com mais de 5 mil cristais, vidrilhos, pedrarias, miçangas e pérolas. Suas cores, em tons de amarelo e marrom, remetem ao Carmelo.
André Phillipe Ralph, membro da Ordem Terceira do Carmo do Recife, e Paulo Albuquerque, devoto da santa, foram os responsáveis pelo desenho da veste. A costura ficou por conta da devota Maria Lizete Ferreira, enquanto Fábio Ítalo, decorador paraense e renomado artesão de mantos de Nossa Senhora, realizou o bordado. André Phillipe Ralph, membro da Ordem Terceira do Carmo do Recife, e Paulo Albuquerque, devoto da santa, foram os responsáveis pelo desenho da veste. A costura ficou por conta da devota Maria Lizete Ferreira, enquanto Fábio Ítalo, decorador paraense e renomado artesão de mantos de Nossa Senhora, realizou o bordado.
Fábio Ítalo, responsável por bordar o manto da imagem deste ano, possui experiência na confecção de vestes para diversas padroeiras no Brasil, a exemplo de Nossa Senhora de Nazaré, no Pará; e Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Bahia. Natural de Belém e radicado no Rio de Janeiro, Fábio trabalha como decorador floral do Cristo Redentor e dedica-se voluntariamente à ornamentação de andores, mantos e berlindas de grandes eventos religiosos.
“Como devoto e mariano, é sempre um prazer revestir as imagens de Nossa Senhora. Eu amo Nossa Senhora do Carmo, independentemente do título que ela carrega. Como a imagem sairá em procissão ao entardecer e no início da noite, decidimos usar muitos cristais e pedras para que ela brilhe intensamente pelas ruas do Recife", comenta Fábio.