Recife
Festa de Nossa Senhora do Carmo tem esquema especial de segurança com PMs e Delegacia Móvel
Integrantes da Segurança Pública estão presentes para garantir a tranquilidade nos 10 dias de festividade, que teve início no dia 6 de Julho
Por: Adelmo Lucena
Publicado em: 12/07/2024 19:45
O policiamento é feito por agentes do 16º BPM, responsável pela segurança do bairro, e de outras unidades especializadas (Foto: SDS) |
A festa em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, chega a 328 edições e teve início no sábado (06). A festa, que tem dez dias de celebrações à Virgem do Carmelo, conta com um esquema de segurança composto por 600 policiais militares.
A expectativa é que 300 mil pessoas participem das comemorações à padroeira do Recife, que este ano tem o tema "Esperança dos Carmelitas... peregrina conosco, em oração, rumo ao Jubileu". Desde o início da festa, a Polícia Militar de Pernambuco atua para garantir a segurança dos fiéis.
O policiamento é feito por agentes do 16º BPM, responsável pela segurança do bairro, e de outras unidades especializadas, como os Batalhões de Trânsito (BPTran), de Guardas (BPGd), das Companhias Independentes de Policiamento com Cães (CIPCães) e com Motocicletas (CIPMoto), além do Regimento de Polícia Montada (RPMon).
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), efetivo está sendo empregado nas modalidades a pé, motorizado a duas e quatro rodas, além do efetivo montado.
Atuando integrada, a Polícia Civil de Pernambuco está presente com a Delegacia Móvel disponível para os cidadãos de 12 a 16 de julho na Avenida Dantas Barreto, na entrada do Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio.
Do dia 12 ao dia 15, o horário de funcionamento é das 16h às 0h e, no dia 16 de julho, que é Dia de Nossa Senhora do Carmo, o funcionamento é das 4h até a meia-noite. Haverá também reforço na Central de Plantões da Capital (Ceplanc), em Campo Grande, no período de 12 a 16 de julho.
Pela primeira vez a Defesa Civil do Estado participa, junto às Forças de Segurança da Secretaria de Defesa Social, do período de comemoração a Nossa Senhora do Carmo. Nos finais de semana entre os dias 06 a 16 deste mês, 28 agentes civis estarão fazendo o monitoramento do evento através de drones com transmissão ao vivo. Serão quatro agentes civis por dia de serviço. O Corpo de Bombeiros Militar pode ser acionado pelo 193.
Ouvidoria
Durante a festividade de Nossa Senhora do Carmo, a ação itinerante da Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social será realizada nos dias 15 e 16, em conjunto com o programa Alerta Celular. Além de atuar junto ao público nos registros de manifestações, também será realizada pesquisa de satisfação sobre os serviços ofertados pela Ouvidoria.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS