Brincadeira de risco
Acidentes, lesões graves e mortes: bombeiros alertam para perigo da linha de pipa com cerol
Corporação publicou vídeo nas redes sociais, nesta sexta (12), para falar sobre essa prática perigosa e reafirmar que usar essas substâncias abrasivas é crime
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 12/07/2024 09:15 | Atualizado em: 14/07/2024 09:46
![]() |
Bombeiros fizeranm alerta para linha de pipa com cerol (Foto: Divulgação) |
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) emitiu, nesta sexta (12), um alerta para os riscos do uso de linhas cortantes, como cerol e linha chilena, em pipas.
Essa prática é extremamente perigosa e pode resultar em acidentes graves, lesões e até mortes.
Em vídeo nas redes sociais, os bombeiros reforçam que elas são linhas cortantes, revestidas com substâncias abrasivas, como vidro moído ou pó de quartzo.
Isso aumenta a probabilidade de causar cortes profundos e ferimentos graves.
"As lesões mais comuns ocorrem em motociclistas e ciclistas que podem ter o pescoço atingido por essas linhas, resultando em acidentes severos e, em alguns casos, fatais", diz o vídeo.
Além dos riscos físicos, o uso de linhas cortantes pode causar sérios problemas para a rede elétrica, resultando em curtos-circuitos e possíveis incêndios.
Animais e aves também podem ser gravemente feridos por essas linhas.
Proibido
O Corpo de Bombeiros lembra, ainda, que a legislação estadual proíbe a fabricação, comercialização e uso de linhas cortantes.
O descumprimento desta lei pode resultar em multas e apreensão do material.
Para prevenir acidentes, a corporação orienta que os responsáveis instruam as crianças sobre os perigos do uso de linhas cortantes e incentivem o uso de materiais seguros para empinar pipas.
"É fundamental também que adultos e crianças fiquem atentos às áreas seguras para a prática, evitando proximidade com vias movimentadas e redes elétricas", afirma.
Em caso de acidentes, o pedido de socorro pode ser feito pelo telefone 193.
O Corpo de Bombeiros está à disposição para orientações e reforça a importância da colaboração da população na prevenção de acidentes.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS