TRT-6
Tribunal lança cordel para estimular uso da linguagem simples na Justiça do Trabalho
O cordel A Linguagem Simples na Justiça do Trabalho: A linguagem da justiça sem pantim nem arrodeio, com versos do servidor e poeta Eugenio Jerônimo e capa do xilogravurista J. Borges, foi lançado nesta segunda-feira (17)
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 17/06/2024 18:24 | Atualizado em: 17/06/2024 18:53
![]() |
Iniciativa integra as ações do Tribunal alinhadas ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples (Roberta Mariz/TRT-6) |
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) lançou, nesta segunda-feira (17), o cordel A Linguagem Simples na Justiça do Trabalho: A linguagem da justiça sem pantim nem arrodeio, de autoria do servidor e poeta Eugenio Jerônimo e capa do xilogravurista J. Borges. O objetivo é estimular que as decisões judiciais e toda a comunicação do Tribunal com a sociedade seja feita de forma direta e de fácil compreensão, sem palavras muito antigas, de uso raro, pertencentes apenas à área do direito.
No cordel, o poeta traduz, por exemplo, o conceito de “autos conclusos”, desta maneira:
Autos conclusos a gente
Pode assim traduzir
A papelada tá pronta
Pra justiça decidir.
Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples
A iniciativa integra as ações do Tribunal alinhadas ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em dezembro de 2023.
“Quero parabenizar a todos que se engajaram com a produção desse cordel e já adiantando que eu achei maravilhoso”, disse a desembargadora presidente, Nise Pedroso Lins de Sousa, no evento realizado na sede do TRT-6, no Cais do Apolo, Bairro do Recife.
Além do cordel, o TRT-6 já realizou capacitações, lançou a cartilha Linguagem Simples na Justiça do Trabalho e elaborou decisões judiciais com resumo em linguagem mais acessível e/ou representações visuais que facilitam a compreensão.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS