Urbanismo

Recife abre inscrições para mutirão do Mais Vida em comunidade na Zona Oeste

As inscrições estão abertas até segunda-feira (24). São 60 vagas disponíveis, com certificado de 15 horas para os participantes

Publicado em: 19/06/2024 10:58 | Atualizado em: 19/06/2024 11:03

Mutirão de pintura acontece em Areias  (Foto: Prefeitura do Recife)
Mutirão de pintura acontece em Areias (Foto: Prefeitura do Recife)
A Prefeitura do Recife abriu inscrições para o mutirão do Programa Mais Vida, na comunidade de Beirinha, no bairro de Areias, na Zona Oeste. 
 
A ação de pintura, que envolve a participação de moradores, servidores públicos e voluntários, será no dia 29 de junho, das 8h às 12h, e colorirá as casas da Rua dos Prazeres.
 
A iniciativa é  da Secretaria Executiva de Inovação Urbana.
 
Como fazer

As inscrições podem ser feitas através do formulário disponível no perfil do Instagram da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (@inovacaourbana) ou aqui, até segunda (24). 
 
No dia da ação, será disponibilizado transporte para os participantes com saída da Praça do Derby, às 7h30, e retorno para o mesmo local. Água e lanches serão fornecidos durante o mutirão. Ao todo são 60 vagas disponíveis com entrega de certificado de participação equivalente a 15 horas.

Mutirão

O mutirão de pintura das fachadas das casas, com o apoio das Tintas Coral e Cimento Forte, marca o início das intervenções urbanas e sociais que serão realizadas pelo Programa Mais Vida nos próximos meses no local. Antes da ação, será realizada uma conversa online com os voluntários no dia 25 de junho, às 19h30, para esclarecer dúvidas e fornecer instruções.

Programa 
 
Criado em 2016, é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventará a cidade e combater a desigualdade socioespacial. Sua missão é promover o desenvolvimento sustentável, o protagonismo comunitário e a melhoria do espaço urbano nas 545 comunidades de interesse social do Recife. Desde sua implementação, o programa já beneficiou mais de 54 mil habitantes, atendendo a 61 comunidades até junho de 2024. 
 
Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças, jovens e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente.
 
Internacionalmente reconhecido pela ONU-Habitat, Child in The City, Urban 95 e Bernard Van Leer Foundation, o Mais Vida serve de inspiração para outras cidades adotarem estratégias inovadoras, inclusivas e sustentáveis. Em 2023, o Programa Mais Vida ganhou destaque no Guia de Urbanismo Social realizado pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e a Diagonal.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL