TRANSPARÊNCIA

Painel do MPPE dá visibilidade a 476 apresentações culturais nas festas juninas de Pernambuco

A plataforma concentrou dados repassados pelo Governo do Estado e por prefeituras que realizaram show neste ciclo junino, que indicam a contratação de 384 atrações musicais

Publicado em: 13/06/2024 21:11 | Atualizado em: 13/06/2024 21:44

 (Foto: Elvis Edson/Secom/PMC)
Foto: Elvis Edson/Secom/PMC

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) anunciou, nesta quinta-feira (13), que o Painel de Transparência dos Festejos Juninos concentrou informações sobre a transparência de 476 apresentações culturais em 52 municípios pernambucanos. 

Segundo o MPPE, em 17 dias de atividade, a plataforma concentrou dados repassados pelo Governo do Estado e por prefeituras que realizaram shows neste ciclo junino, que indicam a contratação de 384 atrações musicais. 

A ferramenta disponibiliza um mapa, no qual ao clicar no município escolhido, o leitor visualiza as atrações e os recursos utilizados nas contratações.

"Essas informações parciais já demonstram a importância dos festejos juninos em Pernambuco, pela tradição cultural e impacto econômico. Agradecemos a adesão dos gestores públicos nessa missão de dar transparência à programação das festas e ao que têm investido nessa área", afirmou o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho.

Selo

Segundo o MPPE, na última terça-feira (11), durante Assembleia Extraordinária da Associação de Municipalistas de Pernambuco (Amupe), o Promotor de Justiça Hodir Flávio Leitão, coordenador do Centro de Apoio Operacional em Defesa do Patrimônio Público do MPPE, ministrou uma palestra sobre o Painel de Transparência dos Festejos Juninos, destacando a importância da visibilidade dos investimentos públicos e o selo a ser concedido às prefeituras que participarem da iniciativa.

O MPPE também reforçou em suas redes de comunicação (Instagram, Facebook e Rádio MPPE) mensagens que dão publicidade ao portal e convocam as prefeituras a participarem da iniciativa. 

Artistas e cachês

Ainda o MPPE, em acesso aberto, o Painel apresenta, além de um mapa, a programação junina por ordem alfabética dos municípios, com as datas de apresentação das respectivas atrações.

“Nele, também é possível verificar o número de artistas contratados para apresentações em cada município com seus respectivos cachês. A ferramenta disponibiliza ainda a fonte do recurso empregado nos contratos, seja estadual ou municipal”, disse o MPPE por meio de nota. 

Sobre o Painel 

O Painel é resultado de uma parceria do MPPE com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), com apoio do Ministério Público de Contas, Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Associação dos Controladores Municipais e as Secretarias Estaduais de Cultura, Turismo e Lazer.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL