Meio ambiente

Novo ônibus movido a gás natural é testado no Grande Recife

Segundo consórcio, o veículo vai fazer a linha 2060 - TI Tancredo Neves/TI Macaxeira

Publicado em: 03/06/2024 13:01 | Atualizado em: 03/06/2024 19:46

 (Foto: Paulo Maciel/Grande Recife Consórcio )
Foto: Paulo Maciel/Grande Recife Consórcio
Começa nesta segunda (3) o teste em mais um ônibus movido a Gás Natural Comprimido (GNC), no Grande Recife.
 
Segundo o Governo do Estado, o veículo vai fazer a linha  2060 - TI Tancredo Neves/TI Macaxeira.
 
A ideia da administração estadual é reduzir as emissões de poluentes e aumentar a eficiência energética utilizando fontes de energia renováveis no setor de transporte público de passageiros.

O Grande Recife Consórcio de Transportes informou que já foram feitos outros testes.
 
Um deles foi na linha 1070 – TI Pelópidas / TI PE-15 (Parador), saindo do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista.

Como é 
 
O novo ônibus funciona com gás metano. Isto significa que tanto o GNC como o biometano podem ser utilizados paralelamente, o que torna a troca de um para o outro uma transição simples e fácil. 
 
Ambos estão disponíveis tanto na forma de gás comprimido como de gás liquefeito. O ônibus a gás emite até 20% a menos CO2 (dióxido de carbono) que um modelo equivalente a diesel. Além disso, a redução de emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado, 85%.

Para o diretor-presidente do Grande Recife Consórcio, Matheus Freitas, uma frota à base de GNC tanto diminuiria a emissão de gases de efeito estufa no ambiente urbano, como também pode ser uma solução para aumentar a eficiência energética do sistema, além de promover menor dependência de combustíveis fósseis e redução dos resíduos.” O modelo em teste tem capacidade para transportar 86 passageiros. Se a experiência se mostrar exitosa, poderemos ampliar essa iniciativa”.

A avaliação e implementação de novas fontes de energia renovável torna-se essencial no contexto econômico. A adoção do Gás Natural como alternativa de fonte de energia para o transporte público de ônibus na Região Metropolitana do Recife - RMR é uma abordagem promissora.
Tags: ônibus | gás | natural | teste | grande | recife |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL