RESTAURAÇÃO

MEC garante recursos para restauração do Memorial da Medicina de Pernambuco

Prédio estava interditado desde abril deste ano, após parte do teto desabar.

Publicado em: 12/06/2024 13:46

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O Ministério da Educação liberará recursos para o início da restauração e reabertura do Memorial da Medicina de Pernambuco, localizado no Derby, Área Central do Recife. O anúncio foi dado nesta semana, após uma reunião com representantes das entidades médicas de Pernambuco, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

Em abril deste ano o prédio do Memorial, edificação que é tombada como patrimônio histórico, foi interditado após parte do telhado desabar. 

O imóvel é da década de 1920. Ele foi doado pelas instituições médicas a Universidade Federal de Pernambuco com o objetivo de promover a preservação e a promoção da história do curso e da profissão no Estado. 
 
Todas as entidades e o Museu da História da Medicina de Pernambuco que funcionam no local, tiveram suas atividades suspensas desde o ocorrido.

“Voltamos para Recife com boas notícias na bagagem. O MEC nos comunicou que irá liberar recursos que irão tocar o início do processo de restauração do prédio do Memorial da Medicina de Pernambuco. Isso mostra o reconhecimento da importância que o Memorial  e as instituições que lá funcionam tem para a história da medicina em nosso Estado e no País”, afirmou Walber Steffano, presidente do Síndicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). 

Na reunião, participaram o presidente do Simepe, Walber Steffano, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe), Mário Jorge Lobo, o presidente da Academia Pernambucana de Medicina, Hildo Azevedo, o presidente do Instituto Pernambucano de História da Medicina, José Luiz de Lima, o presidente da Associação dos ex-alunos da Faculdade de Medicina do Recife, José Guido e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Macedo Gomes.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL