Vida Urbana
Bem-estar
Feira de Saúde, Beleza e Cultura celebra o Dia Internacional das Prostitutas no Centro do Recife
O evento será realizado no Pátio São Pedro, na área central da capital
Publicado: 06/06/2024 às 20:00
O evento será realizado pela Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS) (Foto: Divulgação)
Uma Feira de Saúde, Beleza e Cultura será realizada nesta nesta sexta (7), a partir das 14h, no Pátio de São Pedro, área central do Recife, em alusão ao Dia Internacional das Prostitutas, comemorado no dia 2 de junho. O evento será realizado pela Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS).
A programação conta com apresentação de passistas de frevo, show artísticos de drags, lançamento do livro do escritor Leonardo Tenório que é um homem trans e tem a participação do cantor Júnior Nascimento.
“Faz 49 anos que 150 mulheres trabalhadoras sexuais invadiram uma igreja na cidade de Leon na França e reivindicam os seus direitos, porque vinham sofrendo muita violência e abusos. Hoje, nós estamos na rua para combater o estigma, discriminação putofobia e toda forma de violação dos direitos humanos dizer que trabalho sexual é trabalho digno”, afirmou a coordenadora financeira da APPS, Vânia Rezende.
Atualmente a prostituição é reconhecida como ocupação regular pelo Ministério do Trabalho e Emprego e quem atua nesta área deve contribuir de forma obrigatória com a Previdência Social por força da Lei nº 8.212/91, sob o número 1007.
No entanto, falta o reconhecimento como um trabalho, e a existem muitas barreiras no acesso à direitos para muitas prostitutas.
Dia Internacional da Prostituta
É uma data comemorativa, que lembra a discriminação das prostitutas, as suas condições precárias de vida e de trabalho e a sua exploração.
O ponto de partida para esse dia comemorativo foi o dia 2 de junho de 1975, no qual mais de 150 prostitutas ocuparam a Igreja Saint-Nizier em Lyon, a fim de chamar a atenção para a sua situação.
Últimas
Mais Lidas