Operação Guardião

Estado desencadeia operação para combater violência em Jaboatão dos Guararapes

Policiais civis, militares, agentes da PRF, da SEAP e integrantes da Lei Seca atuam em conjunto, com apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da SDS

Publicado em: 14/06/2024 21:30

Pela Polícia Militar serão empregados militares das Diretorias Operacionais e da 2ª Seção do Estado Maior (2ªEMG) (Foto: Cabo S Filho/Ascom PMPE)
Pela Polícia Militar serão empregados militares das Diretorias Operacionais e da 2ª Seção do Estado Maior (2ªEMG) (Foto: Cabo S Filho/Ascom PMPE)
A Secretaria de Defesa Social (SDS) desencadeou a Operação Guardião nesta sexta-feira (14) com o intuito de combater a criminalidade e violência no município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

A operação teve o emprego ostensivo e velado de policiais militares e civis, além do apoio de agentes da Corregedoria, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de policiais penais do Centro de Monitoramento de Pessoas (CEMEP) da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. 

Além disso, a Área Integrada de Segurança (AIS)  6, responsável pelo policiamento na cidade, recebe um reforço operacional importante na redução da criminalidade. Nestas operações, a SDS tem investido em tecnologias avançadas, mobilidade e estratégicas táticas para reduzir a criminalidade.

"Estaremos hoje, sábado e domingo em atuação em várias áreas do município. É a presença do Estado, a presença das Forças de Segurança, trabalhando integradas para garantir a tranquilidade do cidadão ", ressaltou a secretária-executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira.

Pela Polícia Militar serão empregados militares das Diretorias Operacionais e da 2ª Seção do Estado Maior (2ªEMG), que vão realizar pontos de bloqueios com saturação de pontos importantes na diminuição dos homicídios, em Jaboatão dos Guararapes.

"A PMPE está nas ruas para proteger e garantir o ir e vir da população, para proteger e salvar vidas", reforçou o comandante Geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres.

Já a Polícia Civil de Pernambuco participa ativamente da Operação com agentes da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), da 6a Delegacia Seccional de Polícia de Jaboatão, além do efetivo das delegacias de Piedade, Prazeres, Muribeca, Jaboatão e Cavaleiro. 

Também estão na ação as delegacias da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP). Unidades como a Divisão de Homicídios Metropolitana Sul, a 2a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Jaboatão e a Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente completam o reforço no efetivo. 

"Todos comprometidos para diligências voltadas ao cumprimento de mandados de prisão e monitoramento de alvos", completou o delegado-geral da PCPE, Renato Rocha.

O Corpo de Bombeiros Militar integra a ação atuando com unidades de resgate prontas para agir rapidamente. O GTA também se faz presente na operação.

De acordo com a SDS, os números de Mortes Violentas Intencionais têm diminuído em Pernambuco. Entre 13 e 19 de maio, o Estado registrou 52 MVI. Isso é o menor número de 2024, conforme a estatística governamental. 
 
Na semana de 22 a 28 de abril, foram 86 casos, seguidos de 74 MVI na semana de 29 de abril a 5 de maio, e de 68 MVI de 6 a 12 de maio.