Ciclo junino

Bairro do Recife recebe Desfile das Bandeiras neste domingo (16)

Concentração do cortejo ocorre na Rua da Moeda, a partir das 16h, e segue até o Boulevard da Rio Branco

Publicado em: 16/06/2024 11:50 | Atualizado em: 16/06/2024 12:03

Procissão das Bandeiras acontece hoje  (Foto: Prefeitura do Recife )
Procissão das Bandeiras acontece hoje (Foto: Prefeitura do Recife )
Celebrando mais uma manifestação popular típica do ciclo junino, o Bairro do Recife será palco, neste domingo (16), do Desfile das Bandeiras. 
 
O evento reúne 14 bandeiras e grupos culturais em cortejo artístico e religioso para louvar os padroeiros do período: São José, Santo Antônio, São João e São Pedro. 
 
Tradicionalmente, o desfile reúne grupos de diferentes localidades da Região Metropolitana do Recife em homenagem aos santos que compõem o período.

"O nosso ciclo junino é repleto de tradições, celebrando a nossa cultura, dos ritmos à culinária, cultuando o forró, por todo canto, mas também a religiosidade do povo. Os santos padroeiros do período são reverenciados durante toda a festividade, com um momento em especial: o desfile das bandeiras. É neste ato, que junta festa e fé, que o povo reafirma seu respeito e confiança em José, Antônio, João e Pedro. Um desfile de emoções, com a força da gratidão e da alegria, também tão típicas da nossa cidade", afirmou o secretário de cultura do Recife, Ricardo Mello. 

Festa
 
A festa de fé e devoção para reverenciar os santos tem concentração marcada na Rua da Moeda, a partir das 16h.

Após a reunião dos grupos, a saída está marcada para as 17h.
O cortejo percorrerá as ruas da Guia, Arsenal, Bom Jesus e culmina na Sala de Reboco montado no Boulevard da Rio Branco.
 
O desfile das Bandeiras Juninas ocorre desde 1993 e conta com a participação de diversos grupos da cultura popular, blocos líricos e bandas que tocam cantigas de São João.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL