EVENTO

Alepe promove homenagem ao bicentenário da Confederação do Equador nesta terça-feira (18)

Serão entregues 70 medalhas a instituições e personalidades que se destacam por serviços prestados à população

Publicado em: 16/06/2024 09:39

Revolucionário Frei Caneca participou da Confederação do Equador, que completa 200 anos (Reprodução)
Revolucionário Frei Caneca participou da Confederação do Equador, que completa 200 anos (Reprodução)
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove uma série de atividades na próxima terça-feira (18) em celebração aos 200 anos da Confederação do Equador, com entrega de 70 medalhas e diplomas comemorativos em sessão solene.

A programação conta ainda com lançamento de cordel, o relançamento do livro ‘Frei Caneca: Vida e Escritos’, de Frei Tito, produzido pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), e a estreia do PodCast ‘Sagas Pernambucanas’, produção da Rádio Alepe.

As medalhas foram criadas pela Alepe através de resolução publicada em maio deste ano, e serão destinadas a pessoas físicas e jurídicas em memória ao movimento revolucionário de 1824, que teve participação do líder revolucionário Joaquim do Amor Divino Rabelo, o Frei Caneca.

Apesar de seu início em Pernambuco, a Confederação do Equador também contou com a participação dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, que também terão representantes homenageados na solenidade.

Vinte instituições serão homenageadas no evento. No total, serão entregues 70 medalhas. Além dos 49 deputados estaduais e do Secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antônio Coelho (União Brasil), outras 20 personalidades que se destacam por suas atividades e serviços prestados ao país receberão a honraria.

Integram a lista o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Governo de Pernambuco, a Prefeitura e a Câmara Municipal do Recife. Também receberão a Medalha da Confederação do Equador o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e o Tribunal de Contas do Estado, entre outras instituições. 

Podcast e cordel

O PodCast 'Sagas Pernambucanas: Confederação do Equador', que será lançado durante o evento, é uma produção da Rádio Alepe preparada dentro das comemorações do bicentenário.

O podcast narrativo traz histórias de personagens do movimento, além de abordar episódios e tensões que explodiram há duzentos anos e ainda ecoam no debate político, a exemplo das discriminações e do combate ao racismo.  

Já o cordel ‘A Confederação do Equador pra tu entender, tá ligado?!’ é assinado pelo cordelista Caio do Cordel, com ilustrações de José Terciano Torres. A obra traz uma perspectiva de oposição ao colonialismo e antirracista, valorizando episódios e personagens pouco conhecidos da população.

Nesta primeira edição foram confeccionados dez mil exemplares. A publicação será distribuída gratuitamente na solenidade. Escolas públicas e estudantes em visitações à Alepe também receberão a publicação.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL