Religião

Tradição religiosa: católicos fazem tapete para celebrar Corpus Christi no Recife

Na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, na Madalena, Zona Norte da cidade, ornamento foi feito por 20 crianças e jovens

Publicado em: 30/05/2024 11:43

 (Foto: Marina Torres/DP)
Foto: Marina Torres/DP
Católicos do Recife celebraram, nesta quinta (30), o dia de Corpus Christi, que simboliza  o corpo e o sangue de Cristo, representados pelo pão e vinho de forma simbólica, pelo ministério da eucaristia. 
 
Uma das tradições da comemoração são os típicos tapetes de sal, que decoram ruas e igrejas pelo Brasil. 
 
Segundo os religiosos, simboliza o momento em que Jesus chegou a Jerusálem. 

Na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, na Madalena, Zona Norte da cidade, a tradição foi mantida: a igreja foi decorada com um tapete em formato de cruz feito de pó de serra, sal e corante. 
 
Ele foi confeccionado por 20 crianças, jovens e adultos. 
 
Originada no século XIII, a data é celebrada 60 dias depois do Domingo de Páscoa e, assim como o Carnaval, não tem um dia específico para festejado. 

O Pároco Padre Marcelo Silva contou como aconteceu a produção da peça: “Começamos a confecção ontem às 21h e terminamos às 3h. Primeiro, colocamos um papel embaixo e nele foram feitos os desenhos. Eles atingem os sentidos da eucaristia, como o calíce e algumas imagens de Nossa Senhora”. 
 
O tapete cobre todo o percurso principal até o palco da igreja. 
 
Além da parte religiosa, o padre ressaltou a homenagem feita aos moradores do Rio Grande do Sul castigados pelas enchentes. 

"Fizemos pequenos desenhos para as vítimas do Rio Grande do Sul. O que nós desejamos é que nesse dia de adoração as pessoas venham rezar pela paz”, afirmou. 

As gravuras desenhadas no tapete são de Cristo, da bandeira de Pernambuco, do Globo pedindo paz e da pomba, um dos símbolos da eucaristia com o estado do Rio Grande do Sul embaixo. 
 
Quem quiser pode conferir de perto o tapete até o início da noite desta quinta.  

Como Corpus Christ surgiu?

A data começou a ser comemorada ainda no século XIII, na Idade Média, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, contou ter tido visões que pediam para a igreja celebrar a Eucaristia. 

Então, na cidade de Bolsena, na Itália, durante a eucaristia, que é o momento em que, através das palavras do padre, os símbolos do corpo e do sangue de Jesus Cristo se tornam “seu corpo”, ocorreu um suposto milagre.  Um dos sacerdotes que celebrava a missa teve dúvidas desse momento, partiu uma hóstia e nela derramou-se sangue.

No Recife

A Prefeitura do Recife transferiu o ponto facultativo de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira (30), para a sexta (31). Assim, haverá expediente normal nos órgãos da administração direta e indireta da gestão municipal no dia de Corpus Christi. No dia seguinte, estarão em funcionamento apenas serviços indispensáveis da prefeitura. 

No Estado

O ponto facultativo do Dia de Corpus Christi, que seria nesta quinta-feira (30), foi transferido para o próximo dia 21 de junho, sexta-feira que antecede o feriado de São João (24).
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL