Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Testes de gravidez gratuito serão distribuídos em unidades de saúde de Paulista

Detalhes foram definidos pela Secretaria Municipal de Saúde durante reunião nesta segunda-feira (28)

Publicado em: 27/05/2024 17:55 | Atualizado em: 27/05/2024 21:11

Ao todo são quatro mil testes rápidos de gravidez que a prefeitura recebeu do Governo Federal (Foto: Divulgação/Prefeitura do Paulista)
Ao todo são quatro mil testes rápidos de gravidez que a prefeitura recebeu do Governo Federal (Foto: Divulgação/Prefeitura do Paulista)
Moradoras de Paulista poderão receber testes de gravidez gratuitos nos postos de saúde do município em que estão cadastradas a partir desta terça-feira (28). Nesta segunda (27), a Secretaria de Saúde definiu o alinhamento para distribuição destes itens.

Na reunião, os enfermeiros da Atenção Básica de Saúde receberam o material para efetuar a entrega nas unidades, e também participaram de palestras a respeito da atualização dos fluxos e do envio de insumos para as testagens rápidas de Sífilis e HIV e informações sobre os protocolos para atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dentro da Atenção Básica.

“A entrega destes testes nas unidades de saúde do município é muito importante para que a gente possa detectar precocemente a gravidez, e iniciar o quanto antes o pré-natal que é tão importante para a gestante e o bebê”, disse a superintendente de Atenção Básica do Paulista, Maristela Blera.

Ao todo são quatro mil testes rápidos de gravidez que a prefeitura adquiriu do Governo Federal e que serão distribuídos nos 57 postos de saúde da cidade.

“O município já realiza a testagem com 24 horas, mas o teste rápido in loco permite que a mulher já saia de lá com o resultado, se está ou não gestante e se precisa usar algum anticoncepcional, além de prevenir e ajudar as mulheres a fazerem o planejamento familiar”, afirmou a superintendente de Políticas Estratégicas, Jakeline Morais.

Natalidade em pernambuco

De acordo com dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), 231.679 bebês nasceram em Pernambuco em 2024. Destes,132.753 foram na Região Metropolitana do Recife, 45.708 no Agreste, 20.977 no Sertão, 32.223 no Vale do São Francisco e Araripe e 18 em macrorregião indefinida.

A identificação precoce da gravidez contribui para o rápido início dos procedimentos chamados de “pré-natal”, que tem como intuito assegurar o desenvolvimento saudável da gestação, permitindo um parto com menores riscos para a mãe e para o bebê.

A mulher grávida deve iniciar o pré-natal na Atenção Primária à Saúde assim que descobrir a gravidez, preferencialmente até a 12ª semana de gestação (captação precoce).

Tags: gravidez | teste | paulista |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL