Diario de Pernambuco
Busca

Acesso à informação

TCE-PE passa a publicar notícias com versão resumida em linguagem simples

A iniciativa faz parte do Projeto Linguagem Simples

Publicado em: 21/05/2024 20:47

O projeto também prevê, como piloto, a simplificação de documentos típicos, como relatórios de auditoria, votos e acórdãos (Foto: Divulgação/TCE-PE)
O projeto também prevê, como piloto, a simplificação de documentos típicos, como relatórios de auditoria, votos e acórdãos (Foto: Divulgação/TCE-PE)
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) vai publicar as notícias sobre as suas decisões com uma versão resumida em linguagem simples para a população. A medida passa a vler a partir desta terça-feira (21) e vale tanto para decisões tomadas por um só conselheiro (chamadas monocráticas), quanto para as colegiadas (votadas nas Câmaras e no Pleno). 

A iniciativa é do Projeto Linguagem Simples e visa tornar as decisões do Tribunal mais acessíveis para a população em geral. A partir de agora, o leitor poderá ler o resumo simplificado clicando no ícone no topo da matéria. 

Para retornar ao texto completo, que também estará escrito segundo os princípios da linguagem simples, basta fechar a caixa de diálogo.

"Resolvemos aderir a esse movimento mundial pela linguagem simples por entender que a cidadania não poderá ser plena enquanto a linguagem for excludente. Além disso, em uma quadra histórica como a que vivemos, marcada pelo avanço da desinformação no meio digital, comunicar-se com clareza torna-se ainda mais necessário", explica o presidente do TCE-PE. 

O projeto também prevê, como piloto, a simplificação de documentos típicos, como relatórios de auditoria, votos e acórdãos. A ação segue a nota recomendatória 04/2023 da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Tags: pernambuco | notícias | tce |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL