Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente: Alepe promove ações para preservação ambiental

Além de palestras, audiências públicas e visitas técnicas, o lançamento de uma exposição e um concurso sobre ecologia para estudantes de escolas públicas.

Publicado em: 31/05/2024 16:27

 (Foto: Divulgação/Alepe)
Foto: Divulgação/Alepe
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoverá uma semana em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima quarta (5). A programação, que vai da segunda (3) a sexta-feira (7), inclui, além de palestras, audiências públicas e visitas técnicas, o lançamento de uma exposição e um concurso sobre ecologia para estudantes de escolas públicas.

Chamada de “Galeria Reciclada na Alepe”, a exposição será voltada para o reaproveitamento de materiais reutilizáveis, que teriam o lixo como destino, mas que se transformaram em obras de arte. A iniciativa é da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e ficará aberta ao público. 

As ações são coordenadas pela Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Alepe.

Programação

Segunda-feira (3) 

As atividades começam a partir das 8h30, com o lançamento do projeto de Conscientização Socioambiental do Colégio Ginásio Pernambucano, no bairro de Santo Amaro. 

A ação prevê a criação de uma horta comunitária, campanhas de reciclagem, palestras sobre o uso eficiente de recursos naturais e um concurso de ideias sobre ecologia. 

Terça-feira (4)

A Comissão de Meio Ambiente da Alepe fará, a partir das 10h, no auditório Sérgio Guerra, na sede da Alepe, na Boa Vista, uma audiência pública sobre as “Estratégias de Prevenção aos Efeitos das Mudanças Climáticas em Pernambuco”. 

Especialistas em climatologia, representantes de organizações ambientais, autoridades governamentais e interessados no assunto vão discutir sobre os impactos das mudanças climáticas no estado. 

Quarta-feira (5)

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Alepe promoverá, às 9h, a abertura da exposição ‘Galeria Reciclada na Alepe’ em parceria com a Cepe. As peças foram produzidas pelo artista plástico Júlio Gonçalves e ficarão expostas do dia 05 ao dia 21, no Hall Superior do Edifício Miguel Arraes, no bairro de Santo Amaro. 

Paralela à exposição, a partir das 10h, no Auditório Sérgio Guerra, na sede da Alepe, acontecerá a palestra “Desertificação em Pernambuco: desafios e enfrentamentos”. Os participantes vão discutir as causas, consequências e estratégias para enfrentar o problema da desertificação no estado. 

Quinta-feira (6) e sexta-feira (7) 

A Comissão de Meio Ambiente da Alepe programou visitas técnicas nas cidades de Petrolina e Serra Talhada. Na primeira, os deputados e funcionários da Codevasf vão discutir medidas para combater o desmatamento e a desertificação, especialmente no semiárido pernambucano. 

Na sexta-feira, em Serra Talhada, os parlamentares farão uma visita à sede do Instituto Serra Grande. A instituição é voltada para  recuperação de áreas desmatadas da Caatinga e na implementação de projetos de reflorestamento
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL