Diario de Pernambuco
Busca

Evento

Recife recebe última etapa do Circuito Literário de Pernambuco

O evento será realizado entre os dias 28 de maio e 03 de junho no Parque de Exposição do Cordeiro

Publicado em: 26/05/2024 11:36

O CLIPE busca ampliar o debate e valorizar as contribuições de pensadores e atores sociais negros, indígenas e quilombolas, por meio de rodas de conversa, lançamentos de livros, bate-papos com autores e apresentações culturais (Foto Janaina Pepeu / Secom)
O CLIPE busca ampliar o debate e valorizar as contribuições de pensadores e atores sociais negros, indígenas e quilombolas, por meio de rodas de conversa, lançamentos de livros, bate-papos com autores e apresentações culturais (Foto Janaina Pepeu / Secom)

O Circuito Literário de Pernambuco (CLIPE) chega ao Recife para a última fase do projeto. A Etapa Região Metropolitana e Zona da Mata começa na próxima terça-feira (28) e vai até a segunda-feira (03) no Parque de Exposições do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. Com uma programação diversificada, o encontro irá contemplar os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata com o tema “Culturas periféricas de saberes ancestrais: educação, diversidade e equidade”. O projeto tem como objetivo promover o debate sobre educação, diversidade e igualdade racial em solo pernambucano.

De acordo com a Secretaria de Educação de Pernambuco, o CLIPE busca ampliar o debate e valorizar as contribuições de pensadores e atores sociais negros, indígenas e quilombolas, por meio de rodas de conversa, lançamentos de livros, bate-papos com autores e apresentações culturais. O evento tem o intuito de reconhecer a importância do letramento racial e a necessidade de representatividade nos currículos e materiais didáticos.

Esta é a terceira e última etapa do circuito e será voltada para todos os municípios jurisdicionados às Gerências Regionais de Educação (GREs) Recife Norte, Recife Sul, Metro Norte, Metro Sul, Mata Norte, Mata Sul e Mata Centro. A primeira fase, realizada no Agreste, aconteceu de 22 a 27 de abril, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru. Já a segunda etapa, chamada de Etapa Sertão, aconteceu em Serra Talhada, no Sesc do município, entre os dias 6 e 11 de maio.

Nas etapas do evento os participantes terão a oportunidade de aprender sobre o tema por meio de uma programação extensa. Além das atrações culturais, o circuito conta ainda com estandes de editoras estaduais e nacionais, montados para a comercialização de livros para todas as idades e gostos. Os servidores da SEE que estiverem em pleno exercício de suas funções poderão usufruir do “Bônus Livro” no valor de R$ 1 mil (professores) e R$ 500 (analistas e assistentes). O cartão que dá direito à compra dos livros é distribuído pelas gerências regionais de educação dias antes da realização da feira em cada uma das suas etapas.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL