Diario de Pernambuco
Busca

Vida marinha

Jaboatão inaugura espaço sobre animais marinhos nesta quinta-feira (23)

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e do Grupo Orizon

Publicado em: 22/05/2024 15:13

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Será inaugurado nesta quinta-feira (23), às 11h, o Espaço Vida Marinha, localizado na Avenida Senador Sérgio Guerra (próximo à CEF), em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. A cidade possui um dos mais importantes berçários naturais de tartarugas marinhas de Pernambuco. 

Aberta ao público de domingo a domingo, das 9h às 17h, a área de 250 m² será dedicada à educação ambiental e à valorização dos ecossistemas costeiros. 

O ambiente terá uma exposição com peças cedidas pelas universidades Federal e Federal Rural e rodas de conversa sobre a importância das tartarugas no ecossistema marinho.
 
Tartarugas 

Embora sejam animais aquáticos, a desova das tartarugas acontece na areia. Com a inauguração do espaço, a prefeitura de Jaboatão anunciou que implantará 30 placas de sinalização indicando pontos em que comumente acontece a procriação da espécie. 

Vale lembrar que a violação desses ninhos se configura como crime ambiental. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da cidade, tartarugas das as espécies tartaruga-de-pente, cabeçuda, oliva e verde desovam no trecho de oito quilômetros entre as praias de Piedade e Barra de Jangada.

Projeto

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e do Grupo Orizon, referência na valorização de resíduos e geração de energia renovável. 

"Ao lado da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, o Grupo Orizon pretende contribuir para fortalecer ainda mais as ações de educação ambiental já pactuadas com o município, que ganharão um grande impulso com esse espaço. O uso consciente do ambiente costeiro do Jaboatão é fundamental para que ele se mantenha como berçário das tartarugas marinhas, e para a aprendizagem do convívio adequado com o ecossistema marinho em geral, inclusive os tubarões, além da manutenção da beleza ímpar de suas praias", comenta Milton Pilão, CEO do Grupo.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL