Diario de Pernambuco
Busca

Fim do mistério

Granada militar achada no Rio Capibaribe é usada por britânicos desde 1ª Guerra Mundial, diz PM

O Bope chegou a esa conclusão a partir de uma análise técnica por imagem de Raio-X, utilização de entrada manual e busca em catálogos internacionais de explosivos

Publicado em: 29/05/2024 13:21 | Atualizado em: 29/05/2024 13:46

Granada usada pelos britãnicos foi achada no Capibaribe  (Foto: PM)
Granada usada pelos britãnicos foi achada no Capibaribe (Foto: PM)
A granada militar encontrada por um pescador no Rio Capibaribe, sob a Ponte da Capunga, no Recife, na segunda (27), é um  artefato usado muito usado pelo Exército de um país europeu.
 
De acordo com a Polícia militar, trata-se de uma granada do tipo Mills, "tipicamente utilizada pelo Exército Britânico, desde a 1ª Guerra Mundial até os dias de hoje'.
 
A informação foi repassada, nesta quarta (29), após uma avaliação feita pelo  Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
 
Essa unidade de elite foi acionada para recolher a granada, no início desta semana. 
 
O Bope chegou  a essa conclusão a partir de uma  análise técnica por imagem de Raio-X, utilização de entrada manual e busca em catálogos internacionais de explosivos.
 
"Foram localizados outras duas ocorrências no Brasil envolvendo esse tipo de explosivo, sendo uma em Uberaba, em Minas Gerais, no ano 2010, e outra em Sarandi, no Paraná, no ano passado", disse a PM, por meio de nota. 
 
Por causa do  estado de conservação precário da granada, o que não garante segurança no armazenamento e manuseio, a PM disse que o Bope vai fazer a destruição do artefato militar.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL