Diario de Pernambuco
Busca

Cidadania

Governo de Pernambuco convoca 4ª Conferência Estadual LGBTQIA+

Evento, que acontecerá entre 16 e 18 de junho de 2025, deve ampliar as políticas públicas no Estado

Publicado em: 26/05/2024 09:28 | Atualizado em: 26/05/2024 09:32

Bandeira simboliza movimento LGBTQIA  (Foto: Arquivo)
Bandeira simboliza movimento LGBTQIA (Foto: Arquivo)
O governo de Pernambuco divulgou em decreto no Diário Oficial do Estado, no sábado (25), a convocação da 4ª Conferência Estadual LGBTQIA+.
 
Ela será realizada no período de 16 a 18 de junho de 2025 com o tema: “Construindo a Política Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN - Pernambuco pela Diversidade".

De acordo com o governo estadual, o evento ocorrerá em consideração ao local de representatividade, ocupado por Pernambuco, na luta pela afirmação histórica dos direitos humanos. 
 
A convocação também considera a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras - LGBTQIA , que será realizada em Brasília (DF), de 21 a 25 de outubro de 2025, com foco na construção da política nacional desses direitos no âmbito nacional. 

A conferência tem como objetivo avaliar e propor as diretrizes para a implantação de políticas públicas de enfrentamento à violência e qualquer forma de discriminação contra as pessoas LGBTQIAPN em Pernambuco; Eleger os 50 (cinquenta) delegados de Pernambuco para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA e fomentar a discussão para a construção do Plano Estadual de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN - Pernambuco pela Diversidade.

Ainda segundo o Decreto 56.654 de 24 de maio de 2024, a Conferência ocorrerá sob a responsabilidade da Secretaria de Justiça, Direitos  Humanos  e  Prevenção  à  Violência  -  SJDHPV  e  coordenação  conjunta  da  Secretaria  Executiva  de  Promoção  da  Equidade Social -  SEPES, da Gerência da Política LGBTQIA e do Conselho Estadual dos Direitos da População de LGBTQIAPN de Pernambuco. 

A Comissão Organizadora da  4ª  Conferência  Estadual  dos  Direitos  das  Pessoas  LGBTQIAPN   deverá ser composta,  paritariamente, por representantes governamentais e da sociedade civil organizada. Os membros desse grupo serão definidos através de portaria da Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência e serão responsáveis por elaborar a programação e o regimento da conferência.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL