Diario de Pernambuco
Busca

Religião

Festa que homenageia Frei Damião começa nesta quinta, no Recife; veja programação

Evento vai até domingo (26), no Convento de São Félix Cantalice, no Pina, na Zona Sul

Publicado em: 23/05/2024 09:49 | Atualizado em: 23/05/2024 09:57

Convento fica no Pina  (Foto: Arquivo/DP)
Convento fica no Pina (Foto: Arquivo/DP)
Começa nesta quinta (23), no Convento de São Félix de Cantalice, no Pina, na Zona Sul do Recife, a festa que homenageia Frei Damião de Bozzano. 
 
O frade capuchinho italiano ficou conhecido pelas missões que realizou no Nordeste. 
 
Frei Damião morreu em 31 de maio de 1997 no Recife. Em 2019, o Vaticano deu ao religioso o título de Servo de Deus, um dos passos iniciais para sua beatificação e canonização.
 
Este ano, a festa tem como tema “Homem orante e peregrino da esperança”.
 
O evento vai até domingo (26). Nesse período, segundo os organizadores, são esperadas cerca de 8 mil pessoas para participar das missas, bênçãos e confissões.
 
 Como será
 
A programação divulgada pelos organizadores inclui a abertura na quinta-feira (23) à noite, na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, no Pina, com missa presidida por dom Bernardino Marchió, bispo emérito de Caruaru.
 
Depois, haverá uma procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento até o Convento. 
 
Na sexta-feira (24), o dia terá missas às 6h, 11h e 17h, com a tradicional bênção de São Félix e mutirão de confissões para atender aos fiéis. 
 
No sábado (25), além das missas às 6h e 17h, haverá apresentação das crianças assistidas pelo Projeto Cultural Frei Damião, às 19h30, seguida da exibição do filme “Frei Damião, o santo do Nordeste”, dirigido por Deby Brennand e produzido por Gerardo Lopes. 
 
O domingo da festa terá missa às 6h, reza do terço às 7h30, apresentação do cantor Dudu do Acordeon às 8h30 e missas às 10h, 14h e 17h – o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, presidirá a missa solene das 10h.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL