Educação

Estudantes de escolas públicas do Estado participam de jornada do programa "Miniempresa"

A 21ª edição do projeto, realizado pela ONG Junior Achievement Pernambuco, ocorre em 40 escolas da Região Metropolitana e interior

Publicado em: 14/05/2024 12:41 | Atualizado em: 14/05/2024 12:47

Feira de empresas é um dos eventos realizados  (Foto: Divulgação )
Feira de empresas é um dos eventos realizados (Foto: Divulgação )
Aprender a empreender desde cedo e colocando a mão na prática! Essa é a proposta do programa "Miniempresa", que ensina estudantes de escolas públicas a criarem seus próprios negócios.
 
A realização é da ONG Junior Achievement Pernambuco, instituição sem fins lucrativos, que atua na educação empreendedora de jovens. 
 
Em sua 21ª edição, aqui em Pernambuco, o programa "Miniempresa" é realizado em 40 escolas públicas do estado, espalhadas pelo Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Camaragibe, Abreu e Lima, Bezerros, Gravatá, Caruaru, Belo Jardim, Limoeiro, São Lourenço da Mata, Escada, Paudalho, Vitória de Santo Antão e Palmares.  
 
O que é 
 
O programa é um dos principais programas da instituição, voltado para alunos do segundo ano do Ensino Médio, e tem o objetivo ensinar como montar uma empresa do zero, na prática.
 
Os estudantes iniciam a jornada do Miniempresa agora em maio e seguem até novembro. Terão 13 encontros (uma vez por semana, com 3h de duração), com mentores voluntários, que passaram por capacitação da Junior Achievement Pernambuco.

Durante o programa, através metodologia Aprender-Fazendo, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial, onde cada participante se converte em um "miniempresário".
 
Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização, produção, fluxo de caixa e informações sobre encargos e impostos. Os alunos participam ainda de atividades práticas, que estimulam o trabalho em equipe e liderança.

Entre as dinâmicas, a Gincana de Miniempresas, atividade presencial prevista para junho, a Feira de Miniempresas, que será em agosto, em shopping de grande circulação – quando os jovens têm a oportunidade de comercializarem seus produtos – e a Formatura de Miniempresas, cerimônia de encerramento, que premia os melhores resultados.

Para realização do Miniempresa 2024, a Junior Achievement Pernambuco conta com parceria da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e Sebrae Pernambuco, além dos mantenedores Grupo Moura, Da Fonte Advogados, Queiroz Cavalcanti Advocacia e TPF Engenharia.
 
O escritório da ONG Fica na Rua da Guia, 142, sala 307/05, Empresarial ITBC, Recife Antigo. Para mais informações sobre o Miniempresa e outros programas desenvolvidos pela ONG Junior Achievement Pernambuco, o contato é através do telefone (81) 3421.2277 ou e-mail miniempresa@jape.org.br.

 ONG

Com mais de 100 anos de atuação, Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos.
 
O objetivo é levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola.
 
Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. Recentemente, foi eleita a sexta melhor ONG do mundo, segundo ranking do The Doot Good, além de ter sido indicada ao prêmio Nobel.
 
No Brasil, a Junior Achievement atua desde 1983. Já seu escritório em Pernambuco chegou em 2003, há 20 anos. Ao longo da sua atuação no país, os projetos da Associação já beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros.

O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos.
 
Por meio de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL