BALANÇO

Em 3 meses, mais de 9,3 toneladas de cabos irregulares são removidas de postes de energia no Estado

O foco neste primeiro trimestre foram as cidades do Recife, Olinda, Camaragibe, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina

Publicado em: 13/05/2024 14:48 | Atualizado em: 13/05/2024 16:06

Foram retirados cabos irregulares de 848 postes da rede de distribuição de energia (Divulgação)
Foram retirados cabos irregulares de 848 postes da rede de distribuição de energia (Divulgação)

 
No primeiro trimestre deste ano, mais de 9,3 toneladas de cabos irregulares  foram removidos de postes de energia elétrica, em Pernambuco.
 
A informação é da Neoenergia Pernambuco, que divulgou um balanço nesta segunda (13). 
 
Esses cabos estavam em  848 postes da rede de distribuição de energia em todo o Estado.
 
Técnicos da distribuidora ainda eliminaram 101 caixas de internet clandestinas que estavam instaladas de forma irregular, nas estruturas. 
 
Além de garantir a qualidade no fornecimento de energia elétrica, a supressão desses fios e equipamentos contribuem com a segurança da população, evitando, por exemplo, incêndios em postes provocados por ligações fora do padrão exigido pela regulação do setor elétrico e de telecomunicações.

Ações
 
Entre janeiro e março de 2014, ações se concentraram no Recife, Olinda, Camaragibe, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina. 
As últimas três cidades ficam no Sertão pernambucano. 

Todas elas receberam as equipes técnicas que fazem a remoção dos cabos e das caixas de internet em condições irregulares. 
 
Essas caixas são as maiores ofensoras para as ocorrências de incêndio em postes, pois são equipamentos energizados a partir de uma ligação clandestina de energia.

"A instalação de redes de telecomunicações de forma irregular podem provocar acidentes com a população, incêndio em postes e interferem diretamente na qualidade no fornecimento de energia. Isso sem contar com a poluição visual devido ao emaranhado de fios. Por isso é sempre importante as pessoas contratarem empresas que possuam cadastro junto à Neoenergia. A lista está disponível no nosso site, o www.neoenergia.com/pernambuco", afirmou o Supervisor de Operações da Neoenergia Pernambuco, Weudo Monteiro.

Mais ações
 
As demais ações de ordenamento da Neoenergia Pernambuco para combater as ocupações irregulares na sua infraestrutura vêm sendo desenvolvidas continuamente. 
 
Durante o mês de maio, as equipes técnicas atuarão nos municípios de Caruaru e Garanhuns com o objetivo de vistoriar o máximo de postes possível, retirando todas as ligações clandestinas.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL