Meio ambiente

Edital Jovens no Clima Recife 2024 abre inscrições; saiba mais

Segundo prefeitura, serão contemplados oito projetos com foco em desafios de meio ambiente e clima da capital pernambucana, desenvolvidos por jovens de 15 a 29 anos

Publicado em: 31/05/2024 05:43 | Atualizado em: 31/05/2024 07:35

Prefeitura fica no Centro do Recife  (Foto: Divulgação)
Prefeitura fica no Centro do Recife (Foto: Divulgação)
Coletivos e grupos de jovens do Recife já podem se inscrever até o dia 29 de junho para participar da iniciativa Jovens no Clima Recife 2024. 
 
Serão contemplados oito projetos com foco em desafios de meio ambiente e clima da capital pernambucana.
 
 O valor destinado a cada um dos contemplados será de até R$ 20 mil e o edital, com todas as informações, bem como o link para as inscrições podem ser acessados no Instagram da Secretaria Executiva de Juventude (@sejuvrecife) ou na plataforma Conecta Recife.
 
Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio de uma parceria com a Rede Conhecimento Social e o Delibera Brasil, com financiamento do Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies. 

O edital vai apoiar iniciativas desenvolvidas por pessoas de 15 a 29 anos, e coordenada por jovens com idades entre 18 e 24 anos, com foco nos desafios climáticos da cidade do Recife, que contemplem pelo menos um de três eixos:

1) Sensibilização, educação, investigação e desenvolvimento que inclui programas de educação climática; hackathons climáticos juvenis; pesquisas e consultas sobre clima; espaços de encontro, grupos de estudos e formação, intervenções artísticas e campanhas de conscientização públicas;
 
2) Projetos de mitigação e adaptação às alterações climáticas tais como jardins comunitários, plantio de árvores, reflorestamento e promoção de iniciativas de agricultura urbana; programas de reciclagem e redução de resíduos; oficinas sobre resiliência climática e programas de prevenção para desastres;
 
3) Propostas de contribuição com monitoramento e implementação do Plano Local de Ação Climática da Cidade do Recife, o que inclui parcerias entre gestores municipais e grupos de jovens para discutir políticas públicas (propostas, decisões ou ações), formação de embaixadores jovens para o clima ou conselhos consultivos.

"Esta é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, financiada pela Bloomberg Philanthropies, cujo objetivo é apoiar projetos liderados por jovens, com o foco na pauta do clima e meio ambiente aqui em nossa cidade. Quem tem entre 15 e 29 anos de idade, é um ativista climático e se entende enquanto liderança no seu território pode aproveitar essa oportunidade.
 
Para se inscrever é muito simples, basta baixar o Conecta Recife e clicar no ícone do edital para poder fazer a inscrição. Cada grupo pode captar até R$ 20 mil e contribuir para o desenvolvimento de um Recife mais sustentável", detalhou o secretário Executivo de Juventude, Marcone Ribeiro. 


Os interessados em participar da seleção poderão obter mais informações na sede da Secretaria Executiva de Juventude – Av. Cais do Apolo, 925, Recife, pelo telefone (81) 3355-8008 ou com a Rede Conhecimento Social através do e-mail contato@conhecimentosocial.org.
Tags: edital | clima | jovens | recife | prefeitura |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL