Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Dependência digital e violência no futebol são temas das redações do vestibular da Unicap

Provas aconteceram na manhã deste domingo (26)

Publicado em: 26/05/2024 12:29 | Atualizado em: 26/05/2024 12:32

Candidatos fizeram vestibular da Unicap  (Foto: Divulgação )
Candidatos fizeram vestibular da Unicap (Foto: Divulgação )
Realizado na manhã deste domingo (26),  o Vestibular da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap),  teve dois temas para as redações abordando problemas sociais da atualidade.
 
Para quem fez a prova de medicina, a proposta de redação partia da seguinte pergunta: “Quais são as implicações de um acesso irrestrito às telas e como os pais podem lidar com essa dependência digital dos filhos?” Para elaborar a dissertação-argumentativa, o candidato tinha como apoio uma reportagem da revista Forbes sobre o assunto.
 
Para quem fez provas para os demais cursos, o tema girou em torno da relação entre futebol e violência a partir da seguinte frase: “A violência não é reflexo da sociedade.
 
Mas a violência está também no futebol porque está na sociedade”, da professora Helena Baldy dos Reis, da Universidade Estadual de Campinas, que pesquisa o assunto há trinta anos. Nesse caso, o candidato tinha como apoio para elaborar a dissertação-argumentativa trechos de reportagens sobre o assunto.

Alice Bandeira, do Colégio GGE Boa Viagem, candidata a Medicina, comentou: “Primeira vez que fiz a prova da Católica. Bem conteudista, que abordou bem os temas de todas as áreas. Foi uma experiência muito boa. Gostei bastante”. André Marinho, do Colégio Marista São Luís, candidato a Administração, avaliou: “A experiência da prova foi muito boa, bem tranquila. A estrutura que a Universidade oferece aqui, achei sensacional”.

Enquanto os feras faziam as provas, os pais e acompanhantes participavam da jornada Portas Abertas, na Biblioteca, onde foram oferecidos diversos serviços na área da Saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, saúde auditiva e vocal, chás medicinais, massagens terapêuticas, reflexologia podal, drenagem linfática, rodas de conversas, oração e informações sobre bolsas, financiamentos e matrículas. As atividades disponibilizadas ao público por alunos voluntários foram supervisionadas por professores. Tudo animado ao som do grupo MPB Unicap. 

Também estavam presentes na acolhida, os diretores e diretoras das escolas que formam a Unicap. O Pró-reitor Comunitário e de Extensão, Prof. Dr. Padre Delmar Cardoso, e o Pró-reitor Comunitário, Prof. Dr. Degislando Nóbrega, deram as boas-vindas. “Que seja o começo de uma trajetória de sucesso nesta Universidade, que se dedica à verdade e à vida”, disse Padre Delmar. 

“Gratidão pela opção que vossos filhos e filhas, certamente com anuência e concordância de vocês, fizeram por algum curso da nossa Universidade. Esse momento de convívio, de relacionamento atento e respeitoso faz parte da vida da Universidade, assim como o ensino, a pesquisa e a extensão”, destacou Degislando. 

Entre os presentes, estava o casal formado pela professora Edmagdy Gomes dos Santos e pelo servidor público Rogério Bastos de Freitas. Eles já têm um filho fazendo Medicina na Católica, Rogério Luiz (6º período), e estavam acompanhando a filha Bheatriz Annauel que fez as provas para o mesmo curso. “A Unicap é única. O diferencial dela é esse tratamento humanizado. Não trata o aluno como mais um aluno. É o aluno nas suas especificidades. E assim nossos filhos sempre tiveram esse acompanhamento nas escolas jesuítas, e agora na Unicap. Eu sou servidora pública, professora e sei o quanto é importante a educação, porque só ela pode transformar as pessoas e as pessoas transformam o mundo, como dizia o nosso amado Paulo Freire”, comentou Edmagdy.

Maria Solange Monteiro Bezerra, comunicadora da cidade de Bezerros, estava esperando a sobrinha, candidata ao curso de Arquitetura e Urbanismo, Mariana Alves Lopes, que estava fazendo vestibular por experiência. “A gente vê que vocês não estão recebendo apenas os alunos, como estruturas profissionais, mas também a família. Então isso mostra uma formação completa. Não é só conteúdo, não é só profissão, mas também é o cidadão, né? Então isso é muito bom, muito rico. Parabéns”, elogiou Solange.

Eduarda Lopes, irmã de uma candidata, também destacou a acolhida proporcionada pela Unicap. “Eu achei o ambiente ótimo, até porque a gente fica ansioso por eles, por mais que a gente não vá fazer a prova”.
Divulgação dos resultados - O resultado com os aprovados no vestibular será divulgado até o próximo dia 6 de junho (quinta-feira) no site vestibular.unicap.br. As matrículas começam em 10 de junho e seguem até 21 de junho. Os detalhes estão disponíveis no Manual do Candidato.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL