Diario de Pernambuco
Busca

Compaz

Autoridades políticas visitam Compaz no Recife e João Campos disponibiliza projeto para replicação

O espaço oferece serviços de cidadania, educação e cultura para crianças e jovens

Publicado em: 24/05/2024 21:00

Em fevereiro, a Rede Compaz foi reconhecida com o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, destacando-se como iniciativa exemplar que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife)
Em fevereiro, a Rede Compaz foi reconhecida com o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, destacando-se como iniciativa exemplar que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife)
Autoridades políticas pernambucanas visitaram o Centro Comunitário da Paz (Compaz) Educador Paulo Freire, localizado no bairro do Ibura, nesta sexta-feira (24). Durante o encontro, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), colocou o projeto do equipamento premiado pela ONU à disposição dos outros municípios pernambucanos.

Vinculados à Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, os Compaz foram reconhecidos nacionalmente pelos serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação, orientação jurídica, assistência social, aulas de artes e esportes, entre outros. 

"Ficamos muito felizes em receber outras cidades no Recife para conhecerem a nossa Rede Compaz. Temos certeza que a criança que cresce dentro de uma biblioteca, com livros, aulas de esporte e momentos de lazer, não irá colocar uma arma em sua mão no futuro. Precisamos ter políticas públicas como o Compaz sendo compartilhadas com outras cidades para transformar a vida de quem mais precisa e eu me coloco à disposição, assim como disponibilizo o projeto do equipamento, para que cada vez mais pessoas tenham acesso à cidadania no nosso estado", ressaltou o prefeito João Campos.

Participaram da visita ao Compaz os ex-prefeitos Carlos Santana (Ipojuca), Madalena Brito (Arcoverde), Elias Gomes (Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho), Joaquim Lapa (Carpina) e Júnior Matuto (Paulista). Além disso, marcaram presença o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, a vereadora de Surubim, Véia De Aprígio, e os deputados estaduais Gleide  ngelo, Sileno Guedes e Rodrigo Farias.

Compaz premiado

Em fevereiro, a Rede Compaz foi reconhecida com o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, destacando-se como iniciativa exemplar que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público.

As cinco unidades dos Compaz do Recife estão distribuídas nos bairros de Alto Santa Terezinha, Cordeiro, Madalena, Ilha de Joana Bezerra e Ibura. Além disso, um sexto centro está sendo construído no terreno do Aeroclube, no bairro do Pina.

"Essa é uma agenda que estamos fazendo constantemente, várias pessoas do estado e do país têm nos procurado para conhecer a boa política e as boas práticas realizadas no Compaz. Para nós é uma honra estar recebendo essa comitiva para que eles possam propagar esse programa em todo o estado, nas suas diferentes cidades. O objetivo final sempre é levar a cidadania para cada vez mais pessoas", explicou Gabriel Cavalcante, secretário de Segurança Cidadã do Recife.

Nos espaços são oferecidos serviços de cidadania, além das unidades das Bibliotecas pela Paz, que têm a intenção de aproximar crianças, jovens e adultos, por meio de atividades lúdicas e interativas, do convívio com os livros. 

Nelas, também há computadores com acesso à internet, salas de estudo e área infantil com arte-educadores para auxiliar em diversas atividades. Entre as atividades oferecidas estão: contação de histórias; apresentações teatrais, musicais, circenses e literárias; rodas de diálogos com temáticas de combate às drogas, racismo, homofobia e violência contra a mulher, confecção de livros, cine debates, atividades manuais (artesanato), música, brincadeiras populares, além de colônia de férias nos meses de recesso escolar.
Tags: joão campos | recife | compaz |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL