Posse

TRT-6 realiza posse solene dos desembargadores Fernando Cabral de Andrade Filho e Edmilson Alves da Silva

A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (04/04), na Sala de Sessões do Pleno do TRT-6

Publicado em: 04/04/2024 22:05 | Atualizado em: 04/04/2024 22:04

Com os novos empossados, a segunda instância do TRT-6 fica completa, com 19 membros (Foto: Roberta Mariz)
Com os novos empossados, a segunda instância do TRT-6 fica completa, com 19 membros (Foto: Roberta Mariz)
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região realizou a posse solene dos desembargadores Fernando Cabral de Andrade Filho e Edmilson Alves da Silva, ambos juízes do Regional desde os anos 90. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (04/04), na Sala de Sessões do Pleno do TRT-6, situada na sede da instituição, no Bairro do Recife. Com os novos empossados, a segunda instância do TRT-6 fica completa, com 19 membros.

A presidente do Tribunal, desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa, conduziu a solenidade e ressaltou que os dois novos desembargadores possuem sólida formação e são magistrados vocacionados, de modo que contribuirão bastante com o aperfeiçoamento do TRT-6.

Conheça mais sobre os novos desembargadores do trabalho de Pernambuco:

Fernando Cabral de Andrade Filho é natural da cidade de Campina Grande (PB). Formou-se em Direito na Universidade Católica de Pernambuco e, antes de exercer a magistratura, foi servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, tendo atuado como assessor de desembargador de 1991 a 1993.

Ingressou como juiz do TRT-6 em 1993, sendo promovido a juiz titular em 1998. Em sua trajetória, ocupou a titularidade de unidades judiciárias nas cidades de Floresta, Barreiros, Ipojuca, Igarassu e Recife, mas foi na 2ª Vara do Trabalho de Igarassu que permaneceu por mais tempo: de 2012 até 2024, quando ocorreu sua promoção para a segunda instância do Tribunal. O critério para sua nomeação para o cargo de desembargador foi o de merecimento e se deu com a vacância do cargo da desembargadora Virgínia Canavarro.

Em Igarassu, foi diretor do Fórum e também do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas. Além disso, integrou o Grupo Técnico do Subcomitê de Inovação do TRT-6.

Nascido em Maraial, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, Edmilson Alves é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo obtido o grau de mestre em Direito Público, pela mesma universidade.

Foi advogado até 1991, quando tomou posse como juiz do trabalho substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. Assumiu a titularidade da Junta de Conciliação e Julgamento de Timbaúba em 1993 e, ao longo da carreira como magistrado, também esteve à frente de unidades jurisdicionais em Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife, havendo permanecido como juiz titular da 22ª VT do Recife por 18 anos. Foi promovido a desembargador do TRT-6 pelo critério de antiguidade, após a aposentadoria do desembargador Larry Oliveira.

Como professor universitário, ministrou disciplinas de Legislação Social, Direito Comercial, Direito Processual Civil, Direito Processual do Trabalho e Direito do Trabalho. Presidiu a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região entre 2004 e 2006. Foi durante a sua gestão que a Amatra VI implantou o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania em Pernambuco. Também participou de comissões de concurso para o provimento do cargo de juiz do trabalho substituto do TRT-6.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL