Diario de Pernambuco
Busca

TRAGEDIA DE PÁSCOA

Tragédia da Páscoa: Motorista de micro-ônibus se apresenta à polícia, presta depoimento e é liberado; vídeo flagra momento exato do atropelamento de devotos

A informação foi confirmada pela Polícia Civil, nesta segunda (1º). Segundo a corporação, o condutor se apresentou espontânea mente à delegacia e por isso foi liberado

Publicado em: 01/04/2024 10:22 | Atualizado em: 01/04/2024 15:30

Um vídeo mostra o momento exato em que o veículo desgovernado desce a ladeira e atropela fiéis  (Foto: Redes Sociais )
Um vídeo mostra o momento exato em que o veículo desgovernado desce a ladeira e atropela fiéis (Foto: Redes Sociais )
 
O motorista permissionário envolvido no atropelamento que deixou cinco pessoas mortas e outras 26 feridas já prestou depoimento à polícia. Segundo a Polícia Civil, como ele se apresentou espontaneamente, irá responder em liberdade.

A ida do condutor à delegacia, ainda na noite do domingo (31), também foi confirmada pela assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, nesta segunda (1º), de acordo com apurações da equipe do Diario de Pernambuco

A informação é que o condutor se apresentou na Delegacia de Prazeres, horas após a tragédia do Domingo de Páscoa, na ladeira do “Adelaide”, no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão, resultando em cinco mortos e 26 feridos, durante um cortejo de uma procissão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

Por meio de nota, a Polícia Civil disse que: “A Polícia Civil de Pernambuco informa que segue sob investigação, por meio da Delegacia Seccional, nos Prazeres, sobre o trágico acidente de trânsito, envolvendo um micro-ônibus e fieis, no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes. O motorista se apresentou e foi entrevistado no domingo (31)”. 

Na mesma nota, a corporação ainda afirmou que: “As investigações continuam até que o incidente seja totalmente esclarecido. Mais informações serão fornecidas após a conclusão da pesquisa”. 

Embora a polícia não confirme, informações extraoficiais dão conta que quatro das cinco vítimas foram identificadas como: Edite Maria da Silva, de 51 anos, Edson Maurício Barbosa, de 52 anos, Cristina Batista da Silveira, de 66 anos e Amauri João de Lima, de 68 anos. 
 
Vídeo 
 
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento exato em que o veículo desgovernado desce a ladeira e atinge os fieis que estavam em caminhada na celebração religiosa, em meio as últimas celebrações do Domingo de Páscoa. 

Depois que atingiu os fiéis, o micro-ônibus ainda colidiu contra um muro de uma casa nas proximidades do local do acidente. 

Antes da colisão, as imagens mostram dezenas de pessoas reunidas durante a celebração religiosa, entoadas por hinos cristãos reproduzidos por um carro de som. 

O cortejo estava no fim da ladeira, bem próximo a uma quadra de esportes, na Avenida Barreto de Menezes. 

Antes do acidente, as imagens mostram fogos de artifício no céu, os fiéis cantando os hinos e levantando os braços com panos brancos em alusão à Páscoa. 
Foi neste momento em que o veículo desgovernado desce a ladeira e atinge as pessoas. Após a colisão, gritos e choros são ouvidos em meio ao cenário trágico, inclusive, com duas vítimas mortas na calçada enquanto outras são socorridas por populares. 

“Ai, meu Deus do céu. Eu gravei tudinho o acidente. Eu gravei tudinho, Valdemir”, narra uma mulher que gravou o momento exato. Ela registrou a cena, onde chega a chorar em estado de choque. 

Vítimas

Faleceram três mulheres, de 66, 53 e 51 anos e dois homens, de 68 e 52 anos. Das pessoas atendidas pelo Samu e Corpo de Bombeiros, ainda há 26 internadas, sendo nove no Hospital da Restauração, sete no Hospital Dom Hélder, uma no Hospital Otávio de Freitas, uma em hospital particular e seis na UPA da Imbiribeira e duas na UPA do Ibura.
 
"As informações levantadas até o momento, no local, são de que o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo quando descia uma ladeira na Avenida Barreto de Menezes, ainda teria desviado dos veículos, mas atingiu os fiéis. Ambulâncias do Samu do Jaboatão e de municípios vizinhos, além do Corpo de Bombeiros, foram acionadas de imediato para o socorro às vítimas. Equipes de trânsito, Guardas Municipais, da Assistência Social, Secretaria de Saúde e de Defesa Civil também foram dar apoio, além da Polícia Militar", disse a nota. 
 
 
Ainda segundo a prefeitura, a Secretaria Executiva de Ordem Pública e de Mobilidade levantou que o veículo envolvido está em situação regular, tendo laudo de inspeção técnica veicular do Inmetro realizada há cinco meses, com validade anual. 
 
"A documentação do micro-ônibus e do permissionário também estão regulares. O veículo foi guinchado para a Delegacia de Prazeres, para perícia do Instituto de Criminalística. O permissionário do veículo entrou em contato com a Secretária afirmando que iria se apresentar à polícia, nas próximas horas", afirmou.

O prefeito Mano Medeiros disse que determinou que as equipes da prefeitura colaborassem com a polícia, para que as investigações transcorreram com a maior celeridade e devido rigor. Nesta segunda-feira, equipe multidisciplinar estará na Escola Adelaide Pessoa Câmara, prestando todo o serviço necessário para apoiar aos familiares das vítimas.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL