Diario de Pernambuco
Busca

Patrimônio

Sobrado onde Clarice Lispector morou no Recife vai virar museu

A Associação que cuida da obra da escritora recebe imóvel, nesta terça (9), da Santa Casa de Misericórdia

Publicado em: 09/04/2024 11:40 | Atualizado em: 10/04/2024 07:51

Sobrado onde Clarice morou fica no Recife  (Foto: Rafael Vieira/DP)
Sobrado onde Clarice morou fica no Recife (Foto: Rafael Vieira/DP)
A Associação Casa Clarice Lispector (ACCL) recebe, nesta terça (9), na Santa Casa de Misericórdia do Recife (SCMR), o imóvel onde viveu a escritora.
 
A ideia é transformar o sobrado em um museu. Atualmente, a estrutura é da Santa casa de Misericórdia. 
 
Localizado na Praça Maciel Pinheiro, número 387, na Boa Vista, na área central da cidade, o sobrado  foi o primeiro endereço de Clarice e de sua família na capital pernambucana.
 
Ucraniana, Clarice nasceu em 1920 e chegou a Pernambuco dois anos depois.
 
Agora, a associação quer criar um espaço para homenagear a memória da escritora.
 
Clarice se tornou cidadã pernambucana e é considerada ícone da literatura. 
 
Também é reconhecida internacionalmente como uma das mulheres mais importantes na literatura pernambucana e universal, Clarice declarou seu amor pelo Recife em suas obras.
 
Contrato
 
Na tarde desta terça-feira, o presidente da ACCL assinará um contrato de comodato de 25 anos com a Santa Casa, para criação do Museu Clarice Lispector. 
 
A homenagem é única no Brasil, e tem como meta recuperar os valores atribuídos à cultura literária promovida por Clarice. 

 
"Hoje é o ponto de partida para o início dos projetos", declarou o presidente da associação, o médico Moisés Wolfenson, em entrevista exclusiva ao Diario de Pernambuco.
 
Precariedade

Hoje, o prédio, tão importante na juventude da escritora, sofre com o descaso. 
 
Portas e janelas foram bloqueadas com tijolos e cimento, o telhado não tem proteção e todas as paredes foram pichadas. O terceiro andar já não existe mais.
 
Segundo Moisés Wolfenson, com a assinatura do contrato, o passo seguinte será dado para implementar o trabalho com doações e incentivo à cultura.
 
O projeto de restauro e de arquitetura de interior já está em vigor. Com o início desta nova etapa, outros aspectos estarão sendo desenvolvidos e orçados, como a engenharia, sistema de saneamento e hidráulico, expografia, e iluminação, entre outros. 
 
Na sequência, por meio de leis de incentivo à cultura, a captação de recursos será iniciada. A previsão para início das obras é começar a construção da nova coberta no início de junho.
 
Projeto
 
Imagem de computador mostra parte do projeto de museu  (Imagem: Divulgação )
Imagem de computador mostra parte do projeto de museu (Imagem: Divulgação )
Conforme a descrição do projeto, o Museu Clarice Lispector “será um espaço de diálogo e reflexão, proporcionando ao público e entusiastas da literatura, a oportunidade de interagir na escrita, ideias e trajetórias da autora, assim atraindo turistas e visitantes”. 
 
Na entrevista ao Diario de Pernambuco, nesta terça, Wolfenson também disse que Paulo Gurgel, filho de Clarice, doou muitas coisas para a associação, como o escritório, fotografias, decoração, o sofá, as cortinas, máquina de datilografia.
 
Grande parte do projeto já está escrita e planejada, o museu já foi aprovado pela prefeitura e pela Fundarpe.
 
Associação
 
A associação foi criada com o intuito de implantar o museu no Brasil, e devidamente homenagear Clarice.
 
Ainda conforme o que consta no projeto, as atividades propostas pela associação a serem realizadas no Museu contemplam: “Ampla diversidade de atividades e programas, destinados a valorizar e aprofundar o conhecimento sobre a vida, obra, e influência da escritora, através do acervo permanente, e de eventos temporários, educativos e culturais, auditório, biblioteca para consulta, palestras, publicações, estudos críticos, exibição contínua de obras audiovisuais, que explorem os diversos aspectos de sua vivência no Recife, e sua produção literária.”
 
O projeto descreve o compromisso da associação de acertadamente valorizar Clarice e seu legado.
 
“O Museu Clarice Lispector vai entregar para a sociedade cultural do Recife, espaço dinâmico, de pesquisa e celebração, assumindo o compromisso ativo com a salvaguarda e preservação integral do legado da escritora, sob sua guarda, garantindo a  conservação de seus manuscritos, documentos e acervo. Oferecerá mostras de filmes, fotografias, quadros, peças de teatro, lançamento de livros, que tratem de seu universo, dando a oportunidade aos visitantes se envolverem com o legado artístico e intelectual dessa mulher extraordinária, assegurando que sua influência e relevância perdurem para as futuras gerações”, informa o texto que acompanha o projeto básico do museu. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL