MEIO AMBIENTE

Resort é autuado em R$ 50 mil por despejar esgoto na Praia de Carneiros, no Litoral Sul do Estado

atuação por meio de Auto de Infração nº 288/2024, foi confirmada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), nesta segunda (8)

Publicado em: 08/04/2024 10:29 | Atualizado em: 08/04/2024 10:48

O resort fica na Praia dos Carneiros, no Litoral Sul do Estado  (Foto: Reprodução/Redes Sociais )
O resort fica na Praia dos Carneiros, no Litoral Sul do Estado (Foto: Reprodução/Redes Sociais )
 
Um resort situado na Praia de Carneiros, em Tamandaré, no Litoral Sul do Estado, foi multado em R$ 50 mil por despejar esgoto no mar. 

A atuação por meio de Auto de Infração nº 288/2024, foi confirmada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), nesta segunda (8). O órgão afirmou que o condomínio de veraneio Eco Resort foi autuado por multa simples devido ao lançamento irregular de efluente sanitário na praia de Carneiros, causando poluição ambiental.

Segundo o CPRH, o caso foi denunciado por meio da ouvidoria da entidade e, após exames na água que foi coletada para análises,foi constatado o despejo dos poluentes no mar. 

“A quantidade de coliformes Termotolerantes na análise confirma que se trata de despejo de esgoto sanitário. Conforme a Resolução Conama 274/2000, essa quantidade torna o trecho impróprio para recreação de contato primário”, disse a CPRH por meio de nota. 

De acordo com o órgão, o despejo acontecia por meio de uma canaleta que ligava o resort à praia. 

Os poluentes estavam sendo despejados no mar, justamente por meio da canaleta em um trecho de menos de dez metros que liga o condomínio de flats e bangâlos à beira-mar. 

Ainda segundo a nota do CPRH, o condomínio também foi alvo de uma denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). 

“O referido condomínio foi denunciado à CPRH por meio de ofício do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Comarca de Tamandaré, assim como denúncia formalizada por meio da Ouvidoria Ambiental da CPRH. Ambas as denúncias citam o condomínio como autor da infração ambiental, sendo constatado pela equipe de fiscalização da Agência. Técnicos do laboratório da CPRH realizaram coleta de água no local, para análise, cujo resultado sairá no próximo dia 5 de abril. A Associação para Desenvolvimento Sustentável da Praia dos Carneiros  realizou coleta anterior à da CPRH e a análise, enviada à Agência, pôde subsidiar a autuação, pois seus resultados comprovaram o crime ambiental”, acrescentou o CPRH por meio de nota. 

A reportagem do Diario de Pernambuco tentou contato com o Eco Resort Praia dos Carneiros para saber se o condomínio iria se posicionar sobre o assunto. 

Até a última atualização desta matéria, não havia respostas por parte do empreendimento.
Tags: resort | autuação | despejar | esgoto | mar |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL