Diario de Pernambuco
Busca

Formação militar

Projeto de Escola de sargentos entra em nova etapa no Estado; obras começam em 2027

Ministro, governadora e representantes das bancadas pernambucanas no Senado e na Câmara participaram de encontro nesta segunda (15), na sede do CMNE, no Recife

Publicado em: 15/04/2024 09:01 | Atualizado em: 16/04/2024 08:17

Generais repassaram informações sobre projeto da Escola de Sargentos  (Foto: Marina Torres/DP)
Generais repassaram informações sobre projeto da Escola de Sargentos (Foto: Marina Torres/DP)
Considerado o maior centro de formação do Brasil e um dos maiores do mundo, o projeto da Escola de Sargentos entra em nova fase em Pernambuco.
 
Segundo o Exército, as obras efetivas começam em 2027 e vão demorar sete anos.
 
Nesta segunda (15), O Comando Militar do Nordeste apresentou a autoridades detalhes do andamento dos trabalhos de planejamento da obra.
 
Participaram do encontro, na sede do CMNE, na Zona Oeste do Recife, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a governadora Raquel Lyra e representantes das bancadas pernambucanas no Senado federal e na Câmara dos Deputados.
 
Na apresentação, o exército informou que houve uma alteração na Vila Militar, projetada para o complexo.
 
A ideia pé reduzir ainda mais os impactos na área. O Comando Militar ressaltou que as etapas do projeto estão sendo cumpridas, "dentro do prazo previsto".
 
Estamos na etapa de fechamento do plano diretor e fazendo os anteprojetos para poder executar a obra. O plano diretor é definidor das obras de infraestrutura", afirmou o general de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, gerente do Subprograma da Escola de Sargentos do Exército.
 
Em janeiro, durante solenidade com a participação do presidente Lula, foi assinado um Termo de Compromisso para a implementação da unidade no Grande Recife.
 
No encontro desta segunda, o ministro José Múcio afirmou que o "Governo Lula está garantindo a irreversibilidade do projeto".
 
"O projeto já está adequado e deve passar por alguns ajustes", acrescentou.
 
Segundo ele, todos estão ajudando muito. "As próximas gerações irão nos agradecer”.  declarou.
 
Ganhos
 
O oficial salientou a importância dos ganhos socioeconômicos com o projeto. 
 
Ele disse, ainda, que está sendo planejado um workshop para estudar esse aspecto.
 
Ainda segundo Juarez, é preciso estudar para corrigir e desenvolver o planejamento socioeconômico da área.
 
"É uma página em branco a ser desenhada”, afirmou.
 
O Comando Militar reforçou mais uma vez que o projeto "tentou minimizar ao máximo os danos ambientais".
 
“O projeto junta pessoas”, declarou.
 
No encontro, o general de Brigada Jorge Luiz Abreu do ó de Almeida Filho ressaltou que o  Exército tem responsabilidade ambiental.
 
Diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente, Almeida afirmou que a supressão ambiental "já caiu mais da metade desde o projeto inicial".
 
Ele também garantiu que a compensação do projeto trará ganhos para a população.
 
Esses aspectos foram discutidos com as autoridades ambientais, como Ibama e Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH).
 
Encontro
 
O encontro desta segunda foi proposto por um convite do comando para a bancada parlamentar.
 
A ideia é reforçar ainda mais a parceria que já existe, de forma simbólica, entre os agentes responsáveis pelo projeto, estado e Exército, valorizando o potencial socioeconômico e o legado que ficará para Pernambuco.
 
Escola de Sargentos
 
Prevista para ser instalada no CIMNC, em 2034, a ESE contará com campus escolar, um batalhão de comando e serviços, além de duas vilas militares.
 
A estimativa é de que a instituição atenda cerca de 2.200 alunos, formados em 16 especialidades de nível superior tecnólogo. No local, serão ofertados cursos como infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações e logística.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL