Diario de Pernambuco
Busca

Inverno

Moradores participam de treinamento para emergências e desastres em área de morro no Recife

Promovido pela prefeitura, simulado aconteceu nesta quarta (3), em Três Carneiros, na Zona Sul

Publicado em: 03/04/2024 13:01

Moradores participaram de treinamento para atuar empossíveis  desastres  no inverno  (Foto: Prefeitura do Recife )
Moradores participaram de treinamento para atuar empossíveis desastres no inverno (Foto: Prefeitura do Recife )
A Prefeitura do Recife realizou, nesta quarta (3), um Simulado de Preparação para Emergência e Desastre nas áreas de morro.
 
A ação foi realizada pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec). 
A atividade aconteceu na comunidade de Três Carneiros, na Zona Sul da cidade. 
 
Segundo a gestão, "é um exercício prático de resposta do poder público e da população para evacuação das áreas de risco, em caso de ocorrência grave, com  o objetivo de fortalecer a prevenção e a resiliência da comunidade, reduzindo os danos provocados pelos eventos climáticos".

Cronograma

Este ano, estão previstos mais três simulados nas áreas de morro do Recife.
 
Esses treinamentos acontecerão no Córrego do Inácio, na comunidade do Pantanal e no Córrego Antônio Rodrigues. 
 
A atividade já foi realizada também em Dancing Days, no Ipsep (área plana) e no Córrego da Josélia, em Nova Descoberta. 
 
"O objetivo é aumentar a percepção de risco, para que os moradores saibam como agir nas situações de chuvas intensas. A Prefeitura faz a parte dela, mas o apoio da população é fundamental", aponta a gerente-geral de Atenção Social da Defesa Civil do Recife, Giselle Vieira.

Como é feito
 
No exercício, ao sinal do alerta enviado por SMS e dos apitos, os moradores saíram de suas casas e seguiram para o Ponto de Encontro e Acolhimento, no Centro Espírita da Caridade, onde foram recebidos pela equipe da Defesa Civil. 
 
"Essa ação foi muito importante para nossa comunidade. Tivemos a oportunidade de aprender o que fazer numa situação de chuva forte para ajudar nossos vizinhos", elogiou a moradora Cynthia do Carmo.
 
Houve também simulação de atendimento de feridos pelo Samu. Numa ocorrência real, após avaliação da situação com participação da Sedec e dos Bombeiros, em caso de não haver mais risco iminente, as pessoas serão orientadas a voltar para casa. 

O simulado marcou também o encerramento do trabalho realizado na área pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), proposta educativa prevista na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, para fortalecer a preparação, prevenção e resiliência da população. Os Núcleos visam à aproximação da Defesa Civil com as comunidades, por meio do fortalecimento das lideranças na busca da prevenção dos riscos locais.

Inverno 

A atividade fez parte da Ação Inverno 2024 e contou com a participação dos demais órgãos que compõem o Sistema de Proteção e Defesa Civil: secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSDHJPD), Governo e Participação Social (Segov), Política Urbana e Licenciamento (Sepul), CTTU, Saúde (Sesau), SAMU e ProMorar.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL