DP SOCIAL

Grupo Ampare leva cuidado para pessoas em vulnerabilidade

As atividades que ocorrem semanalmente, nas quartas-feiras, são as rondas com distribuição de alimentos, cobertores, kits de higiene e doação de peças de roupas no bairro de Boa Viagem

Publicado em: 10/04/2024 07:01 | Atualizado em: 10/04/2024 11:37

Cerca de 35 pessoas formam a equipe de participantes da ONG, divididas por áreas (@carlossouzaphoto)
Cerca de 35 pessoas formam a equipe de participantes da ONG, divididas por áreas (@carlossouzaphoto)
A ONG Grupo Ampare foi fundada em 2017 por seu presidente, João Gabriel Araújo, e a sua vice-presidente, Natalia Gomes, ainda quando eles estavam no 2º ano do ensino médio, tendo o objetivo de levar cuidado, de todas as formas, paras pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial as que moram na rua. A instituição realiza atividades todas as quartas-feiras nas ruas e a cada quatro meses são feitas ações maiores.

As atividades que ocorrem semanalmente, nas quartas-feiras, são as rondas com distribuição de alimentos, cobertores, kits de higiene e doação de peças de roupas no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Ao longo do ano acontecem quatro grandes em comunidades da Região Metropolitana do Recife. “Nas quatro grandes ações durante o ano, a primeira do ano, acontece numa comunidade que esteja muito necessitada, a segunda no Sertão pernambucano ou em alguma cidade mais distante de Recife, a terceira, em algum orfanato para realizar uma comemoração do Dia das Crianças e a última, é o banho solidário, que acontece em alguma praça no Centro do Recife, para as pessoas em situação de rua”, detalhou o presidente da ONG, João Gabriel Araújo.

Cerca de 35 pessoas formam a equipe de participantes da ONG, divididas nas áreas de planejamento, captação, marketing e do financeiro. A entidade também conta com com uma rede de apoio com um grupo de cerca de 500 voluntários. “Para mim a ONG Grupo Ampare é a ressignificação dos reais valores da vida. No meio da rotina, precisamos ter um momento para sairmos de nós mesmo e vivermos a dor dos que mais precisam”, enfatizou João.

Nas rondas às quartas-feiras, cerca de 150 refeições, 150 kits de higiene e peças de roupas ou cobertores são entregues a população atendida pela instituição. A organização das doações são feitas no depósito da ONG, localizado no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. “Costumamos dizer que a refeição é o nosso meio de chegar até eles. Nosso principal foco é o radical do problema, escutar as dores deles e tentar resolver, desde um documento para entrada em algum abrigo ou instituição, atendimentos médicos, psicológicos e odontológicos, e as dores da alma, que podem ser resolvidas com uma conversa com o coração fora do peito e um olhar verdadeiro”, disse o presidente da instituição. 

Neste ano, estão sendo organizados dois eventos beneficiantes e abertos ao público, uma corrida, no meio do ano, e um jantar. Para o futuro, a ONG têm dois projetos, o da cabine de Banho Móvel, para o banho das pessoas em situação de rua e a Casa Ampare, que a base e terá todo o apoio durante a semana para a população necessitada.
Atualmente, a ONG tem a necessidade de uma rede maior de ajuda com doações recorrentes e empresas parceiras. É possível contribuir com o trabalho social do Grupo Ampare, com alimentos não perecíveis, peças de roupas, em bom estado, itens para kits de higiene ou limpeza e doação financeira. Para conhecer mais sobre a instituição ou fazer doação física, acesse a rede social Instagram, @grupoampare. A ajuda financeira acontece pelo Pix, cuja chave é: 43.112.240/0001-90 – (CNPJ). 

Se você participa de uma Organização Não Governamental (ONG) ou conhece projeto social e deseja que a história dessa ação seja contada no DP+Social, sugira através do nosso e-mail: social@diariodepernambuco.com.br.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL