Diario de Pernambuco
Busca

Cidadania

Expresso Cidadão amplia atendimento especializado para pessoas com autismo

Unidades passaram a oferecer espaços exclusivos para atender esse público

Publicado em: 03/04/2024 08:39

Salas no Expresso Cidadão recebem pessoas com TEA  (Foto: Divulgação)
Salas no Expresso Cidadão recebem pessoas com TEA (Foto: Divulgação)
Para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado na terça (2),  todas as unidades do Programa Expresso Cidadão  passaram  a  oferecer  salas  especializadas para receber crianças e adultos com Transtorno do  Espectro Autista  (TEA).
 
Esses espaços também beneficiam  pessoas com  outras  neurodiversidades, garantindo atendimento  especializado.
Nessas salas, as pessoas podem  tirar a carteira de identidade.
 
Os espaços são decorados de maneira lúdica e ampliam o acesso à cidadania enquanto trazem maior acolhimento às famílias.
As novas salas especializadas ficam nas seguintes unidades:
 
Recife (unidade Boa Vista);
Olinda;
Caruaru;
Garanhuns
Vitória de Santo Antão 
Salgueiro.
 
A  primeira  unidade  a  oferecer  esse  serviço foi o Expresso Cidadão Pina, na Zona Sul do Recife, em dezembro de 2023. 
No dia 26 de março, o Expresso Cidadão Petrolina também passou a contar com o espaço.
 
A secretária de Administração, Ana Maraíza, enfatizou o empenho para ampliar as salas especializadas por todo o Estado. 
 
“O funcionamento desses novos espaços é fruto da dedicação dos servidores e servidoras para que as políticas públicas beneficiem cada vez mais a população. Trata-se de uma ação essencial que facilita o acesso à cidadania”, destacou a titular da pasta.
 
A superintendente do Programa Expresso Cidadão, Renata Andrade, salientou que a novidade também é importante para a conscientização da sociedade. 
 
“Toda a pesquisa realizada junto a especialistas e famílias para conceber as salas especia-lizadas, demonstra a necessidade de maior sensibilização por parte do público em geral em relação aos desafios enfrentados pelas pessoas com TEA e neurodivergentes”, disse.
 
O acolhimento está presente em cada etapa, a exemplo dos abafadores de ruído disponíveis para crianças com sensibilidade auditiva, enquanto elas aguardam o início do procedimento. 
 
Também é oferecido crachá com cordão que indica a simbologia do TEA para auxiliar a equipe do Expresso Cidadão a identificar e prestar o suporte necessário à pessoa que receberá o atendimento.
 
Na sala especializada, as crianças podem usufruir de brinquedos, livros, tapete e decoração própria. Esse espaço minimiza estímulos visuais externos, enquanto oferece um ambiente acolhedor.
 
Outra medida promovida é o treinamento realizado para que os atendentes do Expresso Cidadão ofereçam acolhimento apropriado para as crianças com TEA e seus acompanhantes.



COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL