Saúde

Estado anuncia conclusão de licitação para reforma do Hospital da Restauração

Homologação foi publicada na edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial

Publicado em: 04/04/2024 11:00

HR fica no Recife  (Foto: Arquivo)
HR fica no Recife (Foto: Arquivo)
Saiu no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quinta-feira (4), o aviso de homologação e adjudicação do processo licitatório para reforma do Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife. 
 
Isso representa o fim da licitação para escolha da empresa que vai executar os serviços nas dependências internas dos 4º, 5º, 6º e 8º andares da instituição.
 
A vencedora do pregão foi a Directa Engenharia e Projetos LTDA, cujo contrato tem valor total de R.258.066,86. 
 
O prazo para execução completa dos serviços é de dois anos (24 meses), a contar da emissão da ordem de serviço, podendo ser entregue à população por etapas, antecipadamente. 

“A publicação da empresa vencedora da licitação é mais um passo que o Governo dá para garantir as mudanças que o Hospital da Restauração precisa e a população merece. Este é um compromisso assumido ainda nos primeiros dias de gestão. Vamos continuar seguindo em frente, com muito esforço, dedicação e um trabalho incansável para assegurar uma rede pública de saúde mais eficiente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Como vai ser 

A requalificação do Hospital da Restauração, localizado na região central do Recife, foi um dos pedidos feitos pela população à atual gestão. “A vida é feita de ciclos, e agora é com alegria que a gente comemora essa nova fase, que  é a definição de quem é a empresa que vai conduzir a reforma do HR. Uma reforma histórica, num hospital de enorme importância para o estado de Pernambuco e para o Nordeste inteiro”, comemorou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Os serviços previstos na área interna serão realizados para garantir melhorias na infraestrutura da unidade de saúde e, consequentemente, a qualidade do atendimento à população. Sendo assim, haverá readequação completa das alas de internamento, incluindo novas instalações elétricas e hidráulicas, além da rede de gases.
 
Os espaços passarão a atender às normas sanitárias vigentes, com enfermarias adequadas, climatizadas, e banheiros acessíveis. Todas as alas ganharão sala especial para isolamento. Por se tratar de uma referência arquitetônica do Estado, a parte externa do hospital será preservada.

Obras
 
Com cerca de pouco mais de 50% de execução, a reforma do 7º andar, onde ficam os pacientes acompanhados pelas equipes de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular, começa a mostrar um pouco de como serão os novos espaços internos do HR.
 
Como a obra começou pelo lado Norte do andar, que foi isolado, os pacientes que estavam no setor precisaram ser redistribuídos para outras alas. Assim que o serviço for concluído, o mesmo acontecerá no lado Sul. A dinâmica se repetirá em todos os andares.
 
A intervenção no 7º andar envolve o aporte de R milhões para execução dos serviços e partiu de uma contratação iniciada na gestão anterior,  readequada para atender a demandas necessárias da unidade, concentrando as ações exclusivamente no andar, diante do orçamento disponível. As enfermarias terão mais leitos e mais conforto, já que ganharão ar condicionado. Além disso, novos equipamentos permitirão melhores condições de trabalho para os profissionais.

História 
Fundado em 1969, o Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra é referência no atendimento aos casos de traumas em geral, como os sinistros de trânsito, vítimas de violência (agressões por arma de fogo e arma branca), queimaduras graves, acidente vascular cerebral entre outros.
 
O total de atendimentos realizados no HR, em 2023, foi de 143.263. O número de cirurgias realizadas por mês passa de 800. Em 2023, foram realizados 10.159 procedimentos cirúrgicos, dos quais 5.989 foram de urgência. O Hospital da Restauração possui mais de 830 leitos credenciados pelo Ministério da Saúde.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL