Saúde

Estado abre mais 10 leitos de UTI infantil no Sertão

Estrutura foi montada em unidade de saúde de Afogados da Ingazeira

Publicado em: 04/04/2024 09:42

Leitos foram abertos no Sertão  (Foto: Governo do Estado )
Leitos foram abertos no Sertão (Foto: Governo do Estado )
A  Secretaria de Saúde (SES) abriu mais dez novos  leitos  de  terapia  intensiva  pediátrica,  no Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, no Sertão. 
 
Esses são os primeiros leitos com suporte do tipo na unidade, que já contava com 11 leitos de enfermarias para o atendimento infantil. 
 
A implantação de novos leitos pediátricos permite o enfrentamento da sazonalidade  de  vírus  respiratórios  nas  crianças em Pernambuco. 
 
Na  segunda (1º) , a SES abriu  36  novos  leitos  no  Hospital  Regional  de Palmares (HCP), na Mata Sul.
 
Agora, o serviço disponibiliza  mais  dez  leitos  de  terapia  intensiva pediátrica, 16 leitos de enfermaria neo/pediátrica e outros dez leitos de UTI neonatal. Portanto, apenas essa semana o Estado já abriu 46 leitos para assistência pediátrica.
 
“Nós  continuamos  trabalhando  no  Plano  de Contingência da Sazonalidade da gripe na pediatria. A gente anuncia dez leitos de UTI pediátrica no hospital Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira para que a população possa ser assistida e as crianças cuidadas adequadamente”, afirmou a secretária de saúde, Zilda Cavalcanti.
 
Com o incremento dos novos leitos assistenciais, a unidade do Sertão do Pajeú passa a contar com 21 leitos destinados para crianças, dos 114 leitos totais do serviço.
 
“A gente vem enfrentando um período sazonal,  no  qual  os  problemas  respiratórios  sempre registram um aumento. Alguns casos acabam se agravando e exigindo um suporte de terapia in-tensiva, que agora nossa unidade dispõe para assistir  os  pacientes  de  nossa  região”,  destaca  o gestor administrativo financeiro do HREC, Flávio Almeida.
 
 Todos esses leitos agora fazem parte do sistema de Regulação Estadual e estão aptos a receber pacientes com quadros da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) para tratamento especializado. Para as próximas semanas, a SES colocará em funcionamento novos leitos infantis na Zona da Mata Norte e no Sertão do Estado. 



Tags: pediatria | sertão | leitos | saúde |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL