Diario de Pernambuco
Busca

Formação militar

''Essa obra será das próximas gerações, estamos mudando a história", diz ministro da Defesa sobre Escola de Sargentos

José Múcio Monteiro participou, nesta segunda (15), de evento sobre projeto de unidade que será construída no Estado

Publicado em: 15/04/2024 12:43 | Atualizado em: 16/04/2024 11:24

Ministro José Múcio falou sobre Escola de Sargentos  (Foto: Marina Torres/DP)
Ministro José Múcio falou sobre Escola de Sargentos (Foto: Marina Torres/DP)
O ministro da Defesa do Governo Lula, o pernambucano José Múcio Monteiro, afirmou, nesta segunda (15), que a obra da Escola de Sargentos, prevista para o Estado, será "das próximas gerações".
 
Múcio participou de um evento que reuniu autoridades do Comando Militar do Nordeste, a governadora Raquel Lyra e representantes das bancadas de Pernambuco no Senado e na Câmara dos Deputados.
 
“Nós estamos mudando a história de Pernambuco”, declarou. 

Em entrevista na sede do Comando Militar, no Recife, o ministro disse que "todos estão empenhados" para a construção da escola, um dos projetos prioritários para as Forças Armadas.
 
"A governadora está empenhada, os grupos militares, o general Ripeiro, o general Moreno, o general Machado, todos estão envolvidos. O governo do Estado, as bancadas. A bancada estadual de Pernambuco tem sido absolutamente solidária. A bancada federal é solidária. Estavam todos aqui.", disse.
 
Ainda segundo ele, é preciso entender que "essa obra junta todo mundo".
 
"Nós não somos muito de juntar. O nosso destino é muito afetivo, mas ele é pouco associativo. Nós precisamos nos associar", afirmou.
 
O ministro também falou sobre a importância do encontro desta segunda para as obras da escola.
 
"Um dia a gente já, mais velhinhos, uns velhinhos, outros mais velhinhos, vão passar por aqui e dizer assim 'ó, ajudei, tem minha mão aí'. Hoje foi o dia mais importante.", declarou. 
 
Raquel Lyra ressaltou obras  (Foto: Marina Torres/DP)
Raquel Lyra ressaltou obras (Foto: Marina Torres/DP)
No evento, a governadora Raquel Lyra (PSDB) disse que o governo tem responsabilidade sobre obras que serão executadas para viabilizar a escola. 

"A gente já está fazendo a obra de triplicação da BR-232, onde já foram investidos mais de R$ 100 milhões. Nos próximos dias, a gente vai lançar o edital da PE-027. A Estrada de Mussurepe está terminando o seu projeto e a Companhia Estadual de Saneamento já está fazendo os projetos necessários para a instalação”, afirmou.
 
Ainda segundo o estado de Pernambuco, há também um trecho da PE-041 a ser revitalizado.

Projeto
 
Segundo o Exército, o projeto entrou em nova fase. A expectativa é começar as obras em 2027. 
 
Na apresentação, o exército informou que houve uma alteração na Vila Militar, projetada para o complexo.
 
A ideia é reduzir ainda mais os impactos na área, além da implatação de "novas áreas verdes dentro do projeto", segundo Joarez.

O Comando Militar ressaltou que as etapas do projeto estão sendo cumpridas, "dentro do prazo previsto", e valorizou as parcerias.
 
''Estamos na etapa de fechamento do plano diretor e fazendo os anteprojetos para poder executar a obra. O plano diretor é definidor das obras de infraestrutura", afirmou o general de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, gerente do Subprograma da Escola de Sargentos do Exército.
 
Em janeiro, durante solenidade com a participação do presidente Lula, foi assinado um Termo de Compromisso para a implementação da unidade no Grande Recife.
 
Ganhos

Evento reuniu autoridades civis e militares no Recife  (Foto: Marina Torres/DP)
Evento reuniu autoridades civis e militares no Recife (Foto: Marina Torres/DP)
O oficial salientou a importância dos ganhos socioeconômicos com o projeto. 

Ele disse, ainda, que está sendo planejado um workshop para estudar esse aspecto.

Ainda de acordo Juarez, é preciso estudar para corrigir e desenvolver o planejamento socioeconômico da área. 

"É uma página em branco a ser desenhada”, afirmou. 

O Comando Militar reforçou mais uma vez que o projeto "tentou minimizar ao máximo os danos ambientais".
 
“O projeto junta pessoas”, declarou. 
 
No encontro, o general  de Brigada Jorge Luiz Abreu do ó de Almeida Filho ressaltou que o  Exército tem responsabilidade ambiental.
 
Diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente, Almeida afirmou que a supressão ambiental "já caiu mais da metade desde o projeto inicial".
 
Também garantiu que a compensação do projeto trará ganhos para a população.
 
Esses aspectos foram discutidos com as autoridades ambientais, como Ibama e Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH).

Encontro

O encontro desta segunda foi proposto por um convite do comando para a bancada parlamentar. 
 
A ideia é reforçar ainda mais a parceria que já existe, de forma simbólica, entre os agentes responsáveis pelo projeto, estado e Exército, valorizando o potencial socioeconômico e o legado que ficará para Pernambuco.

Escola de Sargentos 
 
Prevista para ser instalada no CIMNC, em 2034, a ESE contará com campus escolar, um batalhão de comando e serviços, além de duas vilas militares. 
 
A estimativa é de que a instituição atenda cerca de 2.200 alunos, formados em 16 especialidades de nível superior tecnólogo. No local, serão ofertados cursos como infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações e logística.
 
De acordo com o Exército Brasileiro, a construção da escola prevê um incremento populacional de 6.200 pessoas no Estado, sendo 2,2 mil alunos, 2,1 mil familiares e 1,9 militares permanentes.
 
Isso vai proporcionar uma renda anual de R$ 211 milhões. Além disso, no período de construção, há a expectativa de que sejam gerados 11.842 empregos diretos e 17.670 indiretos. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL