Acervo
HOLIDAY
Edifício Holiday passa por perícia antes de leilão; veja imagens
A vistoria aconteceu no sábado (13), com a atuação de uma equipe de seis peritos; a meta é a elabora~ção de um laudo de amostragem para definir o valor de mercado do imóvel que vai a leião nos dias 22 e 23 de maio
Publicado: 14/04/2024 às 11:58

A perícia que irá definir o valor de mercado do imóvel foi cpncluída no sábado (13)/Foto: Divulgação

Com leilão marcado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) para maio, o edifício Holiday, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, passou por perícia técnica nesse sábado (13).
O objetivo é definir o valor de mercado do prédio de 17 andares e 476 apartamentos, que abrigava cerca de três mil moradores.
A vistoria foi feita por uma equipe de seis engenheiros, coordenada pelo perito oficial do processo, Gustavo Farias, que é presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia Seccional Pernambuco (Ibape-PE).

O imóvel, construído em 1956, foi desocupado a partir de decisão judicial proferida em 13 de março de 2019, após constatação de irregularidades na estrutura do prédio, que poderia acarretar em desmoronamentos; na existência de material residual que pudesse servir à combustão e provocar incêndios no local; e no fornecimento de energia elétrica de forma irregular em algumas unidades.
Perícia
Segundo o perito Gustavo Farias, a vistoria teve início às 8h e foi encerrada por volta das 15h. A equipe conseguiu percorrer dez dos 17 andares do imóvel, vistoriando as estruturas para identificar quais as condições do prédio, e utilizou um drone para observar o restante.
“O que eu posso dizer no momento é que a estrutura está bem complicada. Nada de diferente do que podemos observar por fora. Mas, eu ainda vou analisar o quanto comprometido o prédio está. A etapa da vistoria foi concluída e agora vamos fazer os cálculos do valor de mercado e elaborar o relatório da vistoria de amostragem, que será enviado ao TJPE”, destacou.
O laudo será entregue no dia 22 deste mês. O leilão do Holiday está previsto para ser realizado de forma eletrônica nos dias 22 e 23 de maio.
A vistoria contou com apoio operacional de guardas municipais e de policiais militares para garantir a segurança da equipe de peritos.

“Foi um trabalho exitoso. Conseguimos alcançar 100% da estrutura predial, onde documentamos tudo por fotos. Agora, vamos calcular o quanto tudo isso representa no valor que será colocado em leilão. Tudo transcorreu como esperávamos”, ressaltou o perito.
As atividades foram acompanhadas pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto.

“As pessoas que moravam no local estavam sofrendo com essa situação há mais de cinco anos. Eles merecem pelo menos uma indenização e o juiz Marcos Garcez, que é muito capacitado, foi sensível e definiu o período em que o leilão deverá ser realizado. Esperamos que o prédio possa ser alienado por um preço razoável, e com o dinheiro arrecadado, as famílias já cadastradas, que estão desamparadas, recebam suas indenizações. Foram mais de 100 famílias desalojadas, indiretamente muito mais que esse quantitativo", disse.
Retrofit
No dia 5 de abril, o presidente do TJPE falou que existem, no momento, três empresas interessadas em participar do leilão. A terceira fase e última antes do leilão será o prazo de impugnação, no dia 8 de maio.
Uma das propostas das construtoras, segundo Paes Barreto, será a implementação de um Retrofit, processo que tem por objetivo restaurar prédios antigos de forma a preservar a arquitetura original.