Diario de Pernambuco
Busca

Assistência

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá ato no Marco Zero

Evento será realizado no Marco Zero do Recife, na terça (2)

Publicado em: 01/04/2024 08:29 | Atualizado em: 01/04/2024 15:19

IDA atente pessoas com autismo  (Foto: Arquivo)
IDA atente pessoas com autismo (Foto: Arquivo)
O Marco Zero do Recife será palco, na terça (2), de um ato de celebração pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo. 

A partir das 10h, o Instituto do Autismo (IDA) vai realizar um encontro de valorização das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 
 
A ação envolverá crianças autistas e suas famílias, com atividades físicas, música, dança; além de promover a campanha Todo Autista é Campeão. O ato simbólico levará os autistas presentes ao pódio, para receberem medalhas, numa forma de reforçar o reconhecimento sobre o espectro autista.

À tarde, o IDA também marcará o dia com mais um ato simbólico, às 14h: as crianças terão uma sessão de cinema especial, no Shopping Recife, Boa Viagem, com o filme Kung Fu Panda 4. 
 
Na mesma tarde no shopping, após o filme, realizarão de forma simbólica, a pintura de uma vaga preferencial para autistas; e ainda serão distribuídos 500 cordões de identificação, ao longo da semana.

O ato de valorização do autismo acontecerá também nos dias 4 e 5 (quinta e sexta-feira) nas cidades de Carpina e Igarassu, onde o Instituto também atua.

"É um momento de exaltarmos a importância desse olhar pelo autismo e a valorização desse dia com um grande ato de amor, envolvendo várias atividades. Estaremos sempre juntos para proporcionar o desenvolvimento das crianças com TEA e reduzir a discriminação e o preconceito", reforça o diretor geral do Instituto do Autismo, Kadu Lins.

Atualmente, o IDA está presente nos municípios de Igarassu, no Grande Recife, e em Carpina,na Zona da Mata Norte,  além das instalações em quatro bairros no Recife (Boa Viagem, Imbiribeira, Graças e Poço da Panela).
 
Ao todo, são mais de 1100 funcionários para o atendimento especializado de mais de 500 crianças e adolescentes assistidos pelas seis unidades.
 
"Todo o espaço do nosso instituto é voltado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes com autismo, com diversas terapias. Podemos proporcionar, de forma individualizada, o aprendizado de novas habilidades, a autonomia, melhorar a atenção, foco e concentração, a comunicação, bem como a interação e comportamento social", explica Kadu Lins.

Em todas as unidades, o IDA disponibiliza de infraestrutura completa e uma equipe transdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, pedagogos e musicoterapeutas.
 
Entre as especialidades oferecidas estão: Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada, da sigla em inglês Applied Behavior Analysis), TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental), Integração Sensorial, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade Relacional e Funcional, Musicoterapia, além de Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Nutrição. 

Além de todos os serviços oferecidos, as unidades do Instituto do Autismo também contam com diferenciais, como: terapias desenvolvidas na piscina, equoterapia (terapia assistida por cavalos), atividades esportivas ao ar livre e também ações externas. "É incrível acompanhar a evolução dos assistidos, com grandes resultados em termos de independência e sociabilização. Também temos uma atenção e cuidado com as famílias, desenvolvendo atividades específicas para elas. O Instituto possui um olhar especial para também cuidar de quem cuida", comenta Kadu Lins.
Tags: autismo | data | celebração | marco | zero | recife | ida |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL