Diario de Pernambuco
Busca

Desvio

Condomínio em Gravatá desviava água suficiente para abastecer 81 casas por três anos

O morador do imóvel cometia o crime desde 2020

Publicado em: 16/04/2024 20:13

De acordo com a Compesa, a casa desviava água desde 2020 e este desvio correspondia a uma média mensal de 99 mil litros de água (Foto: Divulgação/Compesa)
De acordo com a Compesa, a casa desviava água desde 2020 e este desvio correspondia a uma média mensal de 99 mil litros de água (Foto: Divulgação/Compesa)
Uma casa localizada em um condomínio no bairro Serra do Maroto, em Gravatá, no Agreste, foi flagrada desviando água suficiente para abastecer 81 imóveis por três anos. A identificação do crime foi feita durante uma ação de fiscalização de ligação clandestina realizada no último sábado (13) por funcionários da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

De acordo com a Compesa, a casa desviava água desde 2020 e este desvio correspondia a uma média mensal de 99 mil litros de água. A ação do morador causou prejuízo mensal de R$ 19 mil para a Companhia e afetou o abastecimento dos moradores do entorno.
 
“A equipe operacional detectou que o imóvel estava sendo abastecido no momento da vistoria e suspeitou de consumo fraudado, pois ele constava como cortado no cadastro da Compesa há anos. Como no momento da vistoria não havia autoridade policial com a nossa equipe, não houve flagrante. Apresentamos a notícia-crime junto à delegacia de Gravatá e foi aplicada uma multa pela Compesa conforme a norma em vigor”, explicou o gerente de negócios, Ygor Ferreira.
 
Desviar água é crime e as denúncias anônimas podem ser realizadas tanto para a polícia, quanto para o telefone da Companhia 0800 081 0195.

O crime de desvio de água também é chamado de “gato de água” e ocorre quando h[á ligações clandestinas para abastecer um imóvel. O usuário interliga o seu ramal diretamente, de maneira indevida, a uma rede distribuidora de água, recebendo o serviço da companhia de água sem pagar por ele.

Além disso, o desvio de água está entre os maiores causadores de problemas para o abastecimento de água. Também é muito comum que o material utilizado para a interligação clandestina seja inadequado, gerando vazamentos e afetando o abastecimento de outras casas.

Tags: desvio | água | gravatá | compesa |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL