Em Jaboatão

"Tragédia da Páscoa": cinco pessoas morreram em atropelamento na procissão,diz prefeitura de Jaboatão

Dados foram informados no início da tarde desta segunda (1º), horas depois do acidente com ônibus em Marcos Freire

Publicado em: 01/04/2024 11:54 | Atualizado em: 01/04/2024 18:45

ônibus atingiu devotos em procissão  (Foto: Redes Sociais )
ônibus atingiu devotos em procissão (Foto: Redes Sociais )
Cinco é o número de pessoas mortas na "Tragédia da Páscoa", ocorrida no domingo (31), em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
 
A informação foi repassada, no início da tarde desta segunda (1º), pela prefeitura da cidade.
 
Logo depois do atropelamento, durante uma procissão realizada no Conjunto Marcos Freire, foram divulgadas as primeiras mortes. 
 
Nesta segunda, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou óbitos de pacientes que estavam internados na rede pública. 
 
Esses pacientes estavam internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ibura, na Zona Sul do Recife, e no Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central da cidade. 
 
Informações divulgadas por órgãos difentes, como prefeitura e SES-PE, provocaram uma confusão de dados.

No entanto, a prefeitura assegurou que, até esta segunda, tinham morrido as seguintes pessoas: 

Morreram as seguintes pessoas: 

Edite Maria da Silva, 51 anos
Edson Maurício Barbosa, 52 anos 
Teresa Cristina Batista da Silveira, 66 anos
Amauri João de Lima, 68 anos
Jéssica Kelly Mendonça dos Santos, 22 anos

Balanço
 
Além disso, a prefeitura disse, por nota, que identificou 34 pessoas atropeladas, "após varredura em unidades de saúde". 

"Desse total, cinco pessoas morreram, 18 estão hospitalizadas e as demais tiveram alta", informou o comunicado divulgado às 13h51.  

A atualização foi feita em coletiva à imprensa, na manhã desta segunda-feira, na Erem Adelaide Pessoa Câmara, situada próxima ao local da ocorrência, onde o prefeito Mano Medeiros e secretariado se solidaram com os familiares das vítimas e repassaram todas as informações coletadas até o momento à imprensa.
 
Faleceram três mulheres, de 66, 51 e 22 anos e dois homens, de 68 e 52 anos. Como as vítimas foram socorridas por ambulâncias do Samu de vários municípios, além do Corpo de Bombeiros e veículos particulares, os números permanecem passíveis de atualização. 
 
Na manhã desta segunda, foram contabilizadas dez pessoas internadas no Hospital da Restauração, sete no Hospital Dom Hélder Câmara e uma no Hospital Otávio de Freitas. 
 
Equipes das secretarias de Saúde e Assistência Social estão prestando apoio aos familiares das vítimas, na escola e nas unidades de saúde.
 
A Secretaria de Ordem Pública e Mobilidade está encaminhando toda a documentação referente ao veículo à Polícia Civil.
 
O veículo está em situação regular, tendo laudo de inspeção técnica veicular do Inmetro realizada há cinco meses, com validade anual. 
 
"Na inspeção, são verificadas questões referentes a todo o funcionamento do veículo e equipamentos de segurança. A Secretaria informa que a fiscalização desses veículos é contínua, tendo afastado preventivamente 15 deles, este ano. Perícia do Instituto de Criminalística e as investigações policiais indicarão se houve falha mecânica e/ou humana", acrescentou a nota.
 
Como foi 
 
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento exato em que o veículo desgovernado desce a ladeira e atinge os fieis que estavam em caminhada na celebração religiosa, em meio as últimas celebrações do Domingo de Páscoa. 

Depois que atingiu os fieis, o micro-ônibus ainda colidiu contra um muro de uma casa nas proximidades do local do acidente. 

Antes da colisão, as imagens mostram dezenas de pessoas reunidas durante a celebração religiosa, entoadas por hinos cristãos reproduzidos por um carro de som. 

O cortejo estava no fim da ladeira, bem próximo a uma quadra de esportes, na Avenida Barreto de Menezes. 

Antes do acidente, as imagens mostram fogos de artifício no céu, os fieis cantando os hinos e levantando os braços com panos brancos em alusão à Páscoa. 
 
Foi neste momento em que o veículo desgovernado desce a ladeira e atinge as pessoas. Após a colisão, gritos e choros são ouvidos em meio ao cenário trágico, inclusive, com duas vítimas mortas e seus corpos estirados na calçada, enquanto outras são socorridas e sacudidas por populares. 

“Ai meu Deus do céu. Eu gravei tudinho o acidente. Eu gravei tudinho Valdemir”, narra uma mulher que gravou o momento exato do acidente. 

Ela registrou a cena, onde chega a chorar em estado de choque. 
 
Motorista
 
O motorista permissionário envolvido no atropelamento que deixou cinco pessoas mortas e outras 26 feridas já prestou depoimento à polícia.

Segundo a Polícia Civil, como ele se apresentou espontaneamente, irá responder em liberdade. 

A ida do condutor à delegacia, ainda na noite do domingo (31), também foi confirmada pela assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, nesta segunda (1º), de acordo com apurações da equipe do Diario de Pernambuco

A informação é que o condutor se apresentou na Delegacia de Prazeres, horas após a tragédia do Domingo de Páscoa, na ladeira do “Adelaide”, no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão, resultando em cinco mortos e 26 feridos, durante um cortejo de uma procissão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

Por meio de nota, a Polícia Civil disse que: “A Polícia Civil de Pernambuco informa que segue sob investigação, por meio da Delegacia Seccional, nos Prazeres, sobre o trágico acidente de trânsito, envolvendo um micro-ônibus e fieis, no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes. O motorista se apresentou e foi entrevistado no domingo (31)”. 

Na mesma nota, a corporação ainda afirmou que: “As investigações continuam até que o incidente seja totalmente esclarecido. Mais informações serão fornecidas após a conclusão da pesquisa”.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL