Diario de Pernambuco
Busca

LITERATURA

Alepe celebra Dia Internacional do Livro com evento para 250 crianças

Encontro acontece no Compaz do Ibura onde será lançado o livro "Os Donos do Parquinho", publicação do selo "Alepinha Literária", que será distribuído gratuitamente para a garotada

Publicado em: 17/04/2024 16:27 | Atualizado em: 17/04/2024 16:43

A Alepe oferecerá, ainda, 200 exemplares à população das 9h às 18 horas desta quinta-feira (Foto: Divulgação/Alepe)
A Alepe oferecerá, ainda, 200 exemplares à população das 9h às 18 horas desta quinta-feira (Foto: Divulgação/Alepe)
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) reúne nesta quinta (18), às 15 horas, cerca de 250 crianças de seis escolas públicas, no Compaz Paulo Freire, no Ibura, para festejar o Dia Internacional do Livro. 

Durante o encontro, haverá o lançamento da publicação “Os Donos do Parquinho’, segundo número da coleção ‘Alepinha Literária’ voltada para o público infantil, que visa despertar nas crianças o interesse pelo universo da leitura. 

Ao longo da programação haverá contação de histórias, brincadeiras e distribuição de livros. A Alepe oferecerá, ainda, 200 exemplares à população das 9h às 18 horas desta quinta-feira. 

A distribuição acontece no hall da biblioteca da Casa e contemplará uma pessoa por exemplar. 

‘Os Donos do Parquinho’ ressalta, de maneira lúdica, a importância de preservar e compartilhar os espaços públicos, o respeito aos direitos e deveres dos cidadãos e traz noções de gentileza e cidadania. 

O livro também faz uma correlação com o Poder Legislativo ao mostrar que a convivência em sociedade passa por regras e leis criadas pelos deputados. 

A história se passa num parquinho envolvendo disputa entre crianças pelo acesso aos equipamentos. Ao longo da narrativa, a história revela o aprendizado dos personagens pelo convívio social. 

“O livro trabalha a questão do bem público. Nele, as crianças estão sempre disputando, cada uma se apropriando de um brinquedo, o que é muito comum na primeira infância. A ideia é despertar na criança o aprendizado do compartilhar. A questão da coletividade é o centro da narrativa”, explicou a jornalista Carly Falcão, autora da publicação. 

Inclusão

Estudantes de seis escolas municipais do Recife vão participar da atividade no Compaz Paulo Freire. Farão parte as escolas: Engenheiro Guilherme Diniz, no Zumbi do Pacheco; a municipal Jardim Monte Verde, no Ibura; a Severina Bernadete Teixeira, em Três Carneiros; a Cícero Franklin Cordeiro, no Ibura; a Cristiano Cordeiro, no UR2/Cohab; e a Escola Municipal Carlucio de Souza Castanha, no UR1, ambas no Ibura. 

O que faz um deputado?

A primeira edição da coleção do ‘Alepinha Literária’ foi apresentada, no ano passado, na Bienal Internacional do Livro, em Olinda, com o lançamento do livro ‘Quem Mora no Palácio Azul’. 

Direcionada para crianças de 0 a 6 anos, a obra faz com que o público infantil comece a entender, de forma lúdica, o que faz um deputado, além das noções de empoderamento e representatividade.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL