Diario de Pernambuco
Busca

Recife

Última etapa do Parque das Graças é entregue à população

Novo trecho tem 260 metros de extensão e conta com píer, mirantes, passeio público, local para piquenique, bicicletário, mobiliário urbano e nova iluminação

Publicado em: 12/03/2024 21:00 | Atualizado em: 12/03/2024 21:08

O novo espaço possui píer flutuante, mirantes, passeio público, área para piquenique, bicicletário, mobiliário urbano e nova iluminação (Foto: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife )
O novo espaço possui píer flutuante, mirantes, passeio público, área para piquenique, bicicletário, mobiliário urbano e nova iluminação (Foto: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife )

A população do Recife recebeu nesta terça-feira (12), dia em que a cidade comemora 487 anos, a última etapa do Parque das Graças, localizado na Zona Norte da capital. O novo trecho tem 260 metros de extensão e fica entre as imediações da Rua das Pernambucanas e a Rua Joaquim Nabuco.

O novo espaço possui píer flutuante, mirantes, passeio público, área para piquenique, bicicletário, mobiliário urbano e nova iluminação. O parque tem um quilômetro de extensão e está localizado nas margens do Rio Capibaribe, da ponte da Torre até a ponte da Capunga. De acordo com a prefeitura, foram investidos R$ 55 milhões para construção do espaço.

O píer construído mede 162 m² e comporta barcos de vários tamanhos, desde pequenas embarcações até catamarãs. Os visitantes podem acessar o píer através do mirante. 

O novo trecho inaugurado nesta terça-feira também possui um espaço coberto na beira do rio, área de piquenique; bicicletário; jardins, mesas e bancos; 30 postes de iluminação pública, 16 luminárias com projetores de LED e 10 luminárias RGB, que permite um jogo de luzes de diversas cores.

A obra foi executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e também beneficiou a Rua das Pernambucanas, que foi requalificada e ganhou novo piso intertravado até a esquina com a Rua Guilherme Pinto, incluindo trecho com piso mais poroso para facilitar o escoamento das águas. As calçadas foram refeitas em toda a extensão da via, até a Rua das Crioulas.

A partir desta terça-feira, será permitida a circulação compartilhada entre veículos e ciclistas no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Rua Dr. Osvaldo Salsa, passando pela Rua das Pernambucanas, que permanecerá com sentido duplo. 

O trecho terá velocidade máxima permitida de 20 km/h, com separação física para garantir a segurança dos pedestres.
 (Foto: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife )
Foto: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife

"A gente entrega hoje a última etapa do Parque das Graças, com isso ele está 100% entregue, inaugurado. Um parque linear de 1 km, o maior parque linear da cidade. É um novo conceito de cidade que a gente concretiza com essa entrega. As pessoas são valorizadas, a atividade física, a relação com o rio, um espaço público de convivência. Quero parabenizar a todos os trabalhadores e todo mundo que, de alguma forma, participou do projeto e da obra", afirmou João Campos. "O que era um sonho, hoje é uma realidade. No dia 12 de março de 2021 nós começamos e hoje terminamos. Com o parque entregue, a gente apresenta à cidade do Recife o modelo do Parque Capibaribe que a gente sonha para a cidade inteira", disse o prefeito João Campos.

"Eu moro na Várzea, mas venho sempre para cá. O parque ficou lindo, fico orgulhosa do Recife. Aqui era um lugar escanteado e agora, para mim, é como se fosse um palácio. Tem jardins maravilhosos, flores lindas, fico até sem palavras para descrever a beleza desse lugar. Tudo ficou perfeito", disse a dona de casa Ana Santos, 68 anos.

Já a babá Alexsandra de Castro, 45 anos, frequenta o Parque das Graças duas ou três vezes por semana enquanto trabalha. "Eu gosto muito de vir para cá, a estrutura é muito boa, tem muitas mesas. É interessante, porque tem duas saídas para lugares diferentes. E futuramente vai ter banheiro aqui, o que é muito bom", contou.

O Parque das Graça ainda conta com um painel de arte urbana criado pelo artista Raffa Mattos por meio do Programa Colorindo o Recife, promovido pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana.

O painel representa o cotidiano do parque, como piquenique, leitura sob uma árvore, brincadeiras de corda, passeios com cachorros, pedaladas de bicicleta e corridas.

Parque das Graças ganhará banheiros para PCD

O Parque das Graças receberá dois banheiros acessíveis para pessoas com deficiência, além de espaço definitivo para a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR). O edital para construção destas estruturas será publicado ainda em março, segundo a prefeitura.

O investimento será em torno de R$ 800 mil. Os banheiros ficarão na Rua Manoel de Almeida e na Rua das Pernambucanas, enquanto que a Guarda terá sua base na primeira etapa do Parque, situada entre a Rua Amélia e a Rua Medeiros e Albuquerque.

O Parque das Graças já funciona desde dezembro de 2021 com área de lazer para a primeira infância, tirolesa, playgrounds, áreas para piquenique, mirantes, entre outras atrações. A previsão era que a última etapa fosse concluída ainda em 2023.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL