Diario de Pernambuco
Busca

TECNOLOGIA

Robô e alerta pelo celular: tecnologia é aliada para amenizar impactos das chuvas no Recife

A prefeitura vai utilizar a tecnologia nas iniciativas do Ação Inverno para identificar e mapear as áreas de risco da cidade

Publicado em: 19/03/2024 15:57 | Atualizado em: 19/03/2024 16:03

O robô realiza a inspeção na parte interna das nossas tubulações, verificando o que tem de sujeira ou algum tipo de manifestação patológica (Foto: Marina Torres/DP Foto)
O robô realiza a inspeção na parte interna das nossas tubulações, verificando o que tem de sujeira ou algum tipo de manifestação patológica (Foto: Marina Torres/DP Foto)
 
O Recife anunciou, nesta terça (19), um investimento de R$ 314 milhões em intervenções para amenizar os impactos provocados pelas chuvas.

Entre as ações da Ação Inverno 2024 se destaca o uso da tecnologia. 

A capital pernambucana, segundo a prefeitura, contará com um robô e com sistemas para avisar aos moradores sobre riscos de precipitações fortes. 

Confira: 

Desenvolvida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), o Alerta Chuvas será importante para prevenir e orientar a população. 

O aplicativo envia alertas para as pessoas cadastradas, com a previsão de chuva (de moderada a forte, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas - APAC) e de mudanças de estágio de risco (alerta e alerta máximo).

São mais de 220 mil pessoas cadastradas que se beneficiam da iniciativa.

Para receber o Alerta Chuva é bem simples. Basta entrar no portal Conecta Recife e clicar em Ação Inverno nos destaques (https://conecta.recife.pe.gov.br/). 

Os alertas, que podem ser personalizados de acordo com as informações de interesse, são enviados via WhatsApp oficial da Prefeitura do Recife (81.9.9117-1407). 

Em situações de maior gravidade, todos os cadastrados no Conecta Recife receberão o alerta.

O portal também reúne informações importantes sobre as principais iniciativas preventivas e de enfrentamento aos riscos causados pelas chuvas. 

Um dos destaques é a relação de Abrigos Ativos que estão disponíveis para as famílias que vivem em zona de risco e que, por isso, precisam deixar suas casas. 

Também é possível solicitar vistorias e a colocação de lonas, e ainda saber mais sobre ações educativas e operacionais em execução pela prefeitura.

Robô e jato
Trata-se de um caminhão equipado com jato de sucção como os que já são usados, só que esses são equipados com jatos mais potentes (Foto: Hélia Scheppa)
Trata-se de um caminhão equipado com jato de sucção como os que já são usados, só que esses são equipados com jatos mais potentes (Foto: Hélia Scheppa)

Além da ferramenta Alerta Chuvas, a prefeitura vai poder contar com dois importantes aliados, o caminhão equipado com o jato de sucção e um robô que realiza a inspeção na parte interna das tubulações.

O caminhão será utilizado para combater os alagamentos na Cidade, principalmente na época do inverno, a Prefeitura do Recife, através da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), está usando um caminhão equipado com jato de sucção para realizar a desobstrução e a limpeza de galerias das vias.

Trata-se de um caminhão equipado com jato de sucção como os que já são usados, só que esses são equipados com jatos mais potentes. O jato serve para retirar a água dos locais com acúmulo.

Já o robô realiza a inspeção na parte interna das nossas tubulações, verificando o que tem de sujeira ou algum tipo de manifestação patológica, por fim ele gera um relatório com todo diagnóstico da tubulação.

Depois do serviço realizado, ele é colocado novamente no local e confere se o serviço foi feito corretamente.

Outras ações

As ações de prevenção e combate aos danos causados pelas chuvas na cidade reúne praticamente todas as secretarias do Recife.

As ações conjuntas visam mitigar o sofrimento da população por causa dos impactos das chuvas na cidade.

Entre as novidade deste ano será o início, até julho, das obras do Plano de Intervenção na Macrodrenagem do Rio Tejipió, que conta com intervenções de alargamento, início da dragagem do rio, construção de reservatórios e parques alagáveis para reduzir os problemas de alagamento na bacia do rio. 

Entre as outras medidas incluídas na Ação Inverno 2024 estão os trabalhos de micro e macrodrenagem, limpeza de canais, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL