Diario de Pernambuco
Busca

Segurança

Equipes de segurança de Pernambuco e Paraíba se reúnem para debater soluções para criminalidade

Índices de criminalidade nos estados são alarmantes

Publicado em: 12/03/2024 21:30 | Atualizado em: 12/03/2024 21:38

A reunião entre as equipes das secretarias de Defesa Social de Pernambuco e da Paraíba abordou o sistema de radiocomunicação da segurança pública da Paraíba (Foto: Luciano Luck/ SDS-PE)
A reunião entre as equipes das secretarias de Defesa Social de Pernambuco e da Paraíba abordou o sistema de radiocomunicação da segurança pública da Paraíba (Foto: Luciano Luck/ SDS-PE)

As secretarias de Defesa Social de Pernambuco e da Paraíba se reuniram nesta terça-feira (12) em Goiana para traçar estratégias para reduzir o índice de criminalidade dos dois estados.

O encontro foi coordenado pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho. A secretária executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, e a equipe do secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, apresentaram os números da criminalidade dos estados.
 
A reunião entre as equipes das secretarias de Defesa Social de Pernambuco e da Paraíba abordou o sistema de radiocomunicação da segurança pública da Paraíba, considerado o maior e mais moderno do Brasil, que terá integração com Pernambuco. 

Esse sistema possibilita a comunicação eficiente entre os agentes, inclusive em áreas remotas onde os sinais das operadoras de celular são limitados.

Durante o encontro também foram abordadas operações integradas. "Quanto mais integração tivermos, mais avanços teremos na Segurança Pública. O Governo de Pernambuco está empenhado em unir esforços com a Paraíba, fazendo uso da inteligência e da expertise de cada um para reduzirmos a violência", pontuou Alessandro Carvalho.

Uma próxima reunião deve ser realizada na Paraíba, mas ainda não há data definida. 
 
Aumento 

Pernambuco registrou em fevereiro deste ano um aumento de 300% no número de casos de crianças e adolescentes feridos ou mortos por tiros, em relação ao mesmo mês do ano passado. 

Ao menos 16 pessoas entre 0 e 17 anos foram baleados. São três crianças e 13 adolescentes. Os dados foram divulgados pelo Instituto Fogo Cruzado.

Outro dado alarmante divulgado é da quantidade de roubos e furtos no estado. Entre janeiro e fevereiro de 2024, Pernambuco contabilizou 7.738 casos de furto e roubo. A média compreende os 60 dias destes dois meses, quando em janeiro foram contabilizadas 3.972 ocorrências e, em fevereiro, 3.766 casos. Os dados são extraídos do setor de estatísticas da Secretaria de Defesa Social.

A pasta ainda divulgou que Pernambuco registrou média diária de 31 veículos roubados ou furtados, em 2024. Segundo a SDS, um total de 1.911 veículos foram parar nas mãos de bandidos nos dois primeiros meses deste ano. 
 
Somente em fevereiro, o estado contabilizou 900 casos de automóveis roubados ou furtados. No mês anterior foram 1.011 casos registrados.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL